Agepan reforça compromisso com melhoria do transporte de passageiros

84

O Plano Diretor de Transporte Coletivo Rodoviário de Passageiros (PDTC/MS) deverá contemplar municípios e distritos em todo o Mato Grosso do Sul, atendendo aos anseios de viagem tanto de quem reside nas áreas urbanas principais, quanto nas localidades menores. A informação foi passada a vereadores de Anaurilândia, no sudeste de Mato Grosso do Sul, pelo diretor-presidente da Agepan(Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos do MS), Carlos Alberto de Assis.

O grupo de integrantes da Câmara Municipal formado pelos vereadores Danilo Bastos, Daniel Balbino, Rafael Hamamoto e Mara Aparecida da Silva foi recebido em audiência na sexta-feira (28/05), em Campo Grande. Ao ouvir dos vereadores demandas por melhoria no atendimento do transporte intermunicipal, relacionadas a instalação de guichê, custo tarifário e opção de linhas, Assis explicou que está em andamento o projeto para licitar o sistema, visando reformular o serviço prestado atualmente.

“O Governo do Estado, que é o poder concedente, já contratou a elaboração do Plano Diretor. O estudo foi entregue e estamos agora trabalhando em cima do que foi apresentado, para definir se é viável”, informou.  “O projeto vai considerar a situação das cidades, dos distritos, das comunidades. O objetivo é garantir que a população não fique sem atendimento”, reforçou o presidente da Agepan.

O andamento do projeto de construção do Plano Diretor e da definição do modelo de concessão das linhas é coordenado pela Secretaria de Infraestrutura e Escritório de Parcerias Estratégicas, com participação da Agepan, que irá regular e fiscalizar o serviço. O prazo final é até outubro de 2022. A Agência é atualmente responsável por emitir as Autorizações Precárias, de caráter provisório, válidas enquanto o processo está em andamento.