AGEPAN participa de curso do REGULASAN sobre sistemas de informação

696

Campo Grande (MS) – A diretora de regulação e fiscalização da área de saneamento básico Agepan, Marilúcia Sandim, e integrantes da equipe técnica participaram na última semana de mais uma etapa de capacitação do Projeto Regulasan, de assistência técnica, elaboração de estudos e capacitação técnica em regulação e fiscalização de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. O projeto faz parte de um programa do Ministério das Cidades, para o qual a Agepan foi selecionada.

Como resultado do projeto, cinco Normativos Técnicos Regulatórios dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário que são prestados pela empresa Sanesul e regulados pela Agência estão em fase de finalização para serem publicados. Ao mesmo tempo, uma série de cursos e oficinas vêm acontecendo, com a participação das agências selecionadas e de outros órgãos reguladores convidados. Em Campinas, de 18 a 20 de julho, o destaque foi o Curso de Avaliação da Qualidade, Desempenho dos Serviços, Indicadores e Sistemas de Informação.

“Vamos ter um software moderno, que permitirá, em um mesmo sistema, acompanhar cumprimento de metas, monitorar indicadores, administrar processos e uma série de outras atividades próprias da fiscalização dos serviços”, cita a diretora Marilúcia. Na capacitação, os técnicos puderam aprender na prática o manuseio da nova ferramenta.

Conhecimentos adquiridos durante esse treinamento já irão auxiliar nos relatórios do trabalho de campo que a Agência começou a executar este ano, em uma primeira fiscalização dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário nos municípios atendidos pela Sanesul.