Agenersa monta ação com concessionárias para ajudar Petrópolis

279

A Agenersa deu início a uma ação junto às concessionárias para apoiar Petrópolis, na Região Serrana do Estado do Rio, que vem sendo castigada por fortes chuvas desde a última terça-feira (15/02). Por meio de solicitação do Conselho Diretor (CODIR), as reguladas Naturgy, Prolagos, Águas do Brasil, Cedae, Iguá e União Norte apresentaram seus planos de ações de ajuda ao município.

“Em uma reunião virtual realizada nesta sexta-feira, além de ouvirmos o que as concessionárias já estão fazendo para ajudar Petrópolis, também solicitamos que as empresas coloquem à disposição seus motoristas com caminhões, caminhonetes e retroescavadeiras para dar suporte às equipes de resgate e de limpeza da cidade”, explica a assessora de relações institucionais da Agenersa Gilda Baltar, que informou ainda que servidores da Agenersa também estão se mobilizando para arrecadar itens de higiene pessoal.

O Grupo Águas do Brasil, que controla Águas de Juturnaiba, na Região dos Lagos, e Águas do Imperador, concessionária de saneamento básico de Petrópolis, está colaborando para a desobstrução das ruas e trabalhando para restabelecer o abastecimento de água, que por falta de energia elétrica está dificultado. A empresa está abastecendo alguns locais com carros-pipa.

Além de arrecadar doações de itens básicos, alimentos e água potável para as vítimas das chuvas, a Cedae está ajudando na limpeza da ruas. A Concessionária Ceg Rio, empresa de gás canalizado do grupo Naturgy, colabora com a desobstrução das ruas e realiza varredura em toda extensão de suas redes para identificar possíveis vazamentos.

A Concessionária Prolagos, que opera o saneamento básico na Região dos Lagos, retomou a campanha ‘Fluxo do Bem’ para arrecadar donativos – com Águas do Rio, recebe doações em 46 lojas em todo o Estado – e está disponibilizando drone, caminhão, retroescavadeira, caminhão-pipa e carros para auxiliar no trabalho das equipes de resgate. A Águas do Rio e a Prolagos, concessionárias de serviços de saneamento, recebem doações em 46 lojas em todo o RJ.

Já Concessionária Iguá, de água e esgoto do Rio de Janeiro, Paty do Alferes e Miguel Pereira, informou que iniciou campanha para arrecadação de mantimentos e se colocou à disposição para ajudar no que for mais urgente para colaborar com Petrópolis.

Por fim, a empresa União Norte, que é a responsável pelos aterros consorciados Convale e Centro Sul 1, regulados pela agência, e que é a empresa que faz a coleta do lixo de Petrópolis e proprietária do Aterro de Três Rios, que recebe o resíduos do município, comunicou que disponibilizou maquinário para desobstrução das ruas e mão de obra para colaborar na busca por sobreviventes, além de doar mantimentos e água potável.

A ajuda a Petrópolis pode ser feita por todos. Basta entregar em pontos de coleta no Rio, como nos quarteis da Polícia Militar e bases do Segurança Presente, Estações do MetrôRio ou na base operacional do município que está recebendo as doações: Centro Poliesportivo UCP – Av. Benjamin Constant, nº 213, Centro, Petrópolis.