Agenersa lança hub de inovação por novas soluções em saneamento e energia

45

A Agenersa vai lançar um hub de inovação para criar soluções voltadas à energia e ao saneamento. O Hub+Impacto será um espaço de conexão a favor da inovação, que estimula a interação entre diferentes agentes para o surgimento de ideias inovadoras, visando promover um ambiente mais favorável à inovação e estimular o desenvolvimento sócio-econômico do Estado do Rio, conectando governos, empresas, institutos de pesquisa, intelectuais, organizações não governamentais e startups que fortaleçam as iniciativas de melhoria dos serviços à população em saneamento e energia.

A novidade será apresentada na próxima terça-feira (05/04) em uma reunião virtual pelo Canal do YouTube “Hub Mais Impacto”, às 11h. “O hub de inovação da Agenersa não é um departamento, é um espaço para debate voltado para energia e saneamento básico, que são as áreas de atuação da agência. É um complexo de ideias em que todos podem e devem participar, seja dando contribuição seja participando dos eventos que serão realizados, para que possamos discutir novas formas de pensar um assunto”, explica a mentora do hub da Agenersa, Vanessa Pires.

Os hubs de inovação se caracterizam como ambientes físicos ou virtuais onde pessoas de diversos meios se encontram para estabelecer conexões, buscar oportunidades, soluções mais baratas e gerar negócios com o objetivo de beneficiar empresas e pessoas. A formação ocorre por meio da atração do público em iniciativas que estão inseridas no mesmo contexto, de modo a ressignificá-lo, concretizando projetos inovadores.

“Inicialmente a ideia é criar um complexo de inovação, uma temática para desenvolvimento de pesquisas e projetos ligados ao saneamento e energia. Estamos produzindo uma plataforma que vai fazer a junção dos atores, seu mapeamento. Em outro momento promoveremos workshops para disseminar as informações, promover a capacitação, para então compartilhar para que mais pessoas tenham acesso e que possam adotar as metodologias internas no seu dia a dia”, esclareceu Vanessa.