O engenheiro Moacyr Almeida Fonseca tomou posse no Conselho Diretor (CODIR) da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio – AGENERSA na manhã desta sexta-feira (11/10), mesma data em que o governador do Rio, Sérgio Cabral, publicou no Diário Oficial do Estado a nomeação por recondução do conselheiro. Moacyr retorna ao CODIR para um mandato de quatro anos, mesmo período em que esteve no cargo até dia 30 de junho passado.
Moacyr Fonseca é engenheiro metalúrgico e industrial e iniciou sua carreira profissional em 1974, na Companhia Siderúrgica Nacional – CSN. No ano seguinte, ingressou na Petrobras, onde atuou por quase três décadas, até sua aposentadoria em 2003, quando exercia o cargo de gerente-executivo de Gás e Energia. Moacyr foi, por mais de dez anos, membro de conselhos de Administração das subsidiárias Nitrofertil, Arafertil e TBG, e participou ativamente da formulação de políticas e diretrizes de gás e energia no Brasil e no exterior.
Em julho de 2009 Moacyr assumiu o cargo de conselheiro da AGENERSA pela primeira vez. De fevereiro a junho de 2011, Moacyr assumiu interinamente a Presidência da Agência. Dentre os processos de sua relatoria, destaca-se o que gerou a Deliberação Nº 1250, que reduziu de 100 mil m³ para 25 mil m³ diários o volume de gás canalizado que consumidores industriais podem adquirir diretamente do produtor no Estado do Rio. A medida deve contribuir para a expansão do mercado de gás natural, em consonância com os objetivos da Lei do Gás.
Indicado pelo governador, Moacyr Fonseca teve seu nome confirmado para o cargo de conselheiro em plenário na Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) no dia 1º de outubro passado, após ter sido aprovado por unanimidade em sabatina conduzida pelos parlamentares da Comissão de Normas Internas e Proposições Externas da Alerj, no último dia 10 de setembro.
Conselho Diretor volta a ter cinco conselheiros
Com a volta de Moacyr, o CODIR retoma a sua formação com cinco conselheiros, que também é composto por José Bismarck Vianna de Souza, que é o conselheiro-presidente, Luigi Eduardo Troisi, Roosevelt Brasil, Silvio Carlos Santos. Os conselheiros relatam os processos deliberados nas Sessões Regulatórias e podem recomendar ou determinar mudanças nos procedimentos, advertir e multar as concessionárias atualmente reguladas pela AGENERSA – Ceg, Ceg Rio, Prolagos e Águas de Juturnaíba – para adequar ou aperfeiçoar a prestação dos serviços públicos à população.
Fonte: Assessoria de Imprensa/AGENERSA