AGENERSA- Deliberações da AGENERSA contribuirão para ampliar abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto na Região dos Lagos

473

Os municípios de Cabo Frio e Saquarema, na Região dos Lagos, serão beneficiados com obras de ampliação dos sistemas de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto. A autorização para realização das obras foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Diretor (CODIR) da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro – AGENERSA, na Sessão Regulatória Ordinária realizada nesta quinta-feira (28/11).

Moradores de Tamoios, 2º Distrito do Município de Cabo Frio, serão beneficiados com a ampliação do sistema de abastecimento de água com a implantação de redes de distribuição. As obras serão realizadas pela Prolagos, concessionária responsável pelo abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto no município, e beneficiarão cerca de 19 mil pessoas.

A ampliação do sistema de distribuição da Prolagos vai abranger o Bairro Unamar – setores I, II, III, IV, VI, VII e VIII e Viva Mar. As obras consistem na implantação de 83 mil metros de extensão de rede de abastecimento de água, totalizando cinco mil novas ligações. As obras variam de 35 a 185 dias para serem concluídas e custarão mais de R$ 11, 8 milhões (data-base dezembro/2008).

Saquarema ganhará nova ETE

O CODIR também julgou um processo regulatório que beneficia moradores de Saquarema. Os bairros de Raia, Condado e Retiro vão ganhar obras de sistema de coleta e tratamento de esgoto. Ao custo de cerca de R$ 1,5 milhão (data-base agosto/1996), a previsão é que Águas de Juturnaíba, concessionária responsável pelo saneamento básico do município, conclua as obras em dezembro de 2016, com a finalização da  nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Jacarepiá. Para a construção desse sistema, será necessário, também, implantar 1.025 metros de coletores de esgoto e 1.434 metros de tubulações de recalque. Com a implantação do sistema, a concessionária pretende diminuir o grau de contaminação da Lagoa de Jacarepiá, local onde atualmente os dejetos dos bairros atendidos são lançados.

Próxima Sessão Regulatória será dia 19 de dezembro

O CODIR também julgou outros 44 processos regulatórios referentes à Concessionária Prolagos, Águas de Juturnaíba, Ceg e Ceg Rio.

Participaram da Sessão Regulatória Ordinária, a penúltima do ano, além dos conselheiros – José Bismarck Vianna de Souza, Luigi Troisi, Moacyr Almeida, Roosevelt Brasil e Silvio Santos -, representantes das concessionárias e funcionários da AGENERSA. A próxima reunião está marcada para o dia 19 de dezembro.

A AGENERSA é responsável pela regulação, controle e fiscalização dos atuais contratos de concessão dos serviços públicos de distribuição de gás canalizado no Estado do Rio – Ceg e Ceg Rio – e abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto na Região dos Lagos – concessionárias e Prolagos e CAJ.

Fonte: Assessoria de Comunicação/AGENERSA