AGENERSA- Conselheiros Visitam Unidades de Coleta Seletiva Portuguesas

411

Os conselheiros da Agência Reguladora de Energia Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro- AGENERSA, Roosevelt Brasil e Luigi Troisi, visitaram, no dia (20/11), as unidades de coleta seletiva da LIPOR, entidade responsável pela gestão e tratamento dos resíduos urbanos produzidos por oito municípios de Portugal.

Os conselheiros foram recebidos pelo administrador delegado pelo Conselho Intermunicipal da LIPOR, Fernando Leite, e por técnicos que os acompanharam nas visitas às unidades de Estação de Triagem e Central de Compostagem, onde puderam acompanhar todo o processo de reciclagem e reaproveitamento dos resíduos sólidos.

A LIPOR é responsável pelo tratamento anual de cerca de 500 mil toneladas de resíduos urbanos produzidos por quase um milhão de habitantes, dos municípios de Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde. A entidade conta com uma usina de triagem, duas centrais de incineração e três unidades de valorização orgânica.

Para os conselheiros da AGENERSA, a visita foi enriquecedora já que a Agência será o órgão responsável pela regulação dos consórcios públicos de gestão de resíduos sólidos da Baixada Fluminense e das Regiões Centro Sul, Sul Fluminense, Vale do Café, Noroeste, Serrana 1 e 2 e dos Lagos. “Em breve nós iremos regular e normatizar consórcios públicos de gestão de resíduos sólidos no Estado do Rio. Então, essa visita nos dá conhecimento e embasamento teórico e prático que vão contribuir para os futuros processos regulatório”, disse Luigi Troisi. “O sistema é moderno, segue normas ambientais e pode ser um bom exemplo para os consórcios brasileiros”, acrescenta Roosevelt Brasil.

A visita às unidades de coleta seletiva da LIPOR fazem parte da missão “7 visitas técnicas a Portugal – Gerenciamento de Resíduos” que a AGENERSA está participando neste mês de novembro.

Fonte: http://www.agenersa.rj.gov.br