Agências Reguladoras de Saneamento Básico debatem melhorias no setor

787

Durante o período de 19 e 20 de setembro, as Agências Reguladoras do Setor de Saneamento Básico de todo o país estarão debatendo conceitos como benchmarketig e o uso de incentivos pelos reguladores de serviços de saneamento básico. O curso é oferecido pela Associação Brasileira das Agências de Regulação (ABAR) no auditório II do IBAMA e pretende abranger as diferentes visões e as várias áreas de especialização (técnica e/ou econômica).

Durante os dois dias de evento, o Prof. Dr. Rui Cunha Marques*, que ministrará o curso, dará aos participantes acesso às competências nas várias modalidades e técnicas do benchmarketig (indicadores de performance, DEA, SFA, TFP, entre outros). O Prof. Dr. Rui Cunha Marques é especialista em regulação de serviços públicos, avaliação de desempenho, gestão de projetos, contratação pública e Parcerias Público Privadas (PPP).

No dia 19/09, os temas a serem debatidos serão: Introdução às metodologias de avaliação de performance e benchmarketig; Avaliação da performance do regulador – importância dos indicadores de performance nos serviços de saneamento; Avaliação da performance econômica dos serviços de saneamento – Métodos paramétricos e não paramétricos; Aplicação de caso de estudo – Seleção de modelos.

No segundo dia do curso (20/09), estarão em pauta: Aplicação de caso – uso de softwares; Bases de Regulação – qualidade de serviço e regulação econômica; Resultados de benchmarketig – o uso na regulação dos serviços de saneamento; Benchmarketig – Comunicação e divulgação de resultados.

O Audiório II do IBAMA fica no Setor de Clubes Esportivo Norte, trecho 2 e a participação no curso está condicionada a inscrição prévia.

* O Prof. Dr. Rui Marques é Professor de Decisão e Informação no Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, Portugal; Investigador do Departamento de Engenharia e Gestão (DEG-IST) da Universidade Técnica de Lisboa, do Public Utility Research Center (PURC) da Universidade da Florida (EUA).