Agems participa do maior festival colaborativo de criatividade do mundo

245

O que inovação e criatividade têm a ver com regulação? Muito, conforme mostra a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de MS (AGEMS) durante a edição 2022 do World Creativity Day, que acontece de 20 a 22 de abril, em Campo Grande e em diversas cidades pelo mundo.

A Agência é apoiadora da programação deste ano e também vai apresentar as ações concretas que está realizando. “O Estado da Arte em MS e as Soluções Sustentáveis para Resíduos Sólidos” será o tema da exposição feita pela Diretora de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos, Iara Marchioretto, nesta quinta-feira (21), às 15:50, no Museu da Imagem e do Som (Av. Fernando Corrêa da Costa, 559).

“A AGEMS pretende trazer à tona a discussão sobre como a coleta seletiva pode ser utilizada de forma criativa e inovadora, com ações até simples, para ajudar a resolver questões ligadas a alguns dos mais importantes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas)”, explica Iara. “É muito importante as ações locais estarem relacionadas a esses serviços de saneamento, que são concessões públicas e visam a proteção do meio ambiente e a segurança da saúde pública. A sustentabilidade é um dos eixos temáticos do evento e isso insere a nova AGEMS no contexto mundial das discussões que envolvem os resíduos sólidos”, completa.

A partir de 2021 e início de 2022 a Agência fortaleceu a atuação na área de resíduos sólidos. Legislação, definição de procedimentos de prestação do serviço, direitos e deveres, penalidades, acordo de cooperação com os municípios e projeto educativo são conteúdos que mostram As ações práticas desencadeadas nesse período.

O público do  World Creativity Day vai poder conferir tudo isso. “É um novo momento que vive a AGEMS, como entidade reguladora, onde ela promove a discussão não apenas de forma reativa, recebendo um contrato pronto para depois regular e fiscalizar”, ressalta o diretor-presidente Carlos Alberto de Assis. “Ela participa desde a discussão do ambiente de negócios, do empreendedorismo em si, que vai envolver as políticas públicas e as políticas de sustentabilidade e de meio ambiente para ajudar a construir um serviço adequado e justiça tarifária para o cidadão”.

O evento em Campo Grande tem atividades no MIS, na UCDB, no Senac Hub Academy e também apresentações online. Acesse a programação completa, inscreva-se e participe.