Ageman e Prefeitura vistoriam obra de ETE na zona leste de Manaus

19

O diretor-presidente da Ageman, Fábio Alho, e o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, vistoriaram na quinta-feira, 12/11, a obra de revitalização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) na zona leste de Manaus, que integra o Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental (Prourbis), da prefeitura. Na ocasião, o prefeito afirmou que a cidade terá aproximadamente 30% de cobertura de esgoto até o final deste ano.

“Quando assumi a prefeitura, o nível de saneamento básico por esgoto era de apenas 4%, e deixaremos a cidade, neste fim de 2020, próximo dos 30% e com o compromisso da empresa Águas de Manaus de chegar, em 2030, com esgoto para 80% das casas, almejando a perspectiva do que será o número de habitantes da cidade até lá”, explicou o prefeito.

Segundo a Ageman, que fiscaliza o contrato com a concessionária do serviço de abastecimento e saneamento, percentual de cobertura em esgoto citado pelo prefeito inclui, além dos 22% previstos na meta da empresa para este ano, o recebimento provisório de sistemas de esgotamento sanitário de três etapas do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim).

“A empresa cumpre a meta prevista para dezembro de 2020 e chega aos 22% de cobertura de esgoto e a Prefeitura de Manaus amplia esse percentual, antecipando as próximas metas, inclusive, com o recebimento provisório dos Prosamim 3, já recebido, e dos Prosamins 1 e 2, que estamos fechando para a Águas de Manaus, vamos ampliar a rede de esgoto para 29,36%. Com isso, antecipamos a meta de esgotamento para 30% ainda este ano”, informou o diretor-presidente da Ageman, Fábio Alho.

Com três mil metros quadrados, a ETE do Prourbis, que soma mais de 22 quilômetros de redes coletoras de esgoto implantadas, deverá entrar em funcionamento já em dezembro. Responsável pela execução da obra, a concessionária Águas de Manaus estima que a nova estrutura vá beneficiar mais de 7 mil famílias.