Na segunda quinzena de agosto a ADASA receberá da Fundação Christiano Ottoni (Universidade Federal de Minas Gerais), o oitavo e último produto do convênio assinado em agosto de 2011 para a realização de estudos e avaliação de desempenho das estações de tratamento de águas e esgotos no DF.
O projeto visa aumentar a eficácia e a eficiência dos serviços prestados pela concessionária Caesb, resolvendo falhas nos sistemas e adoção de novas técnicas e manutenção frequente das estações de tratamento de águas e resíduos sólidos. Em busca de garantir serviços de melhor qualidade e a preços razoáveis à população, a ADASA investiu no convênio R$ 549.440,00 (quinhentos e quarenta e nove mil, quatrocentos e quarenta reais).
No dia 25 de junho, em reunião com participação de técnicos da ADASA e da Caesb, foi apresentado o penúltimo trabalho – “relatório de aplicação dos indicadores nas demais estações, visando à sua validação”. Todos os documentos entregues passam pelo processo de validação técnica. O oitavo e último –“manual ou guia de fiscalização das estações pela agência reguladora”, será oficialmente entregue em agosto, finalizando o convênio.
Nos últimos 23 meses, os técnicos da Fundação Christiano Ottoni encaminharam os seguintes produtos para análise e validação: relatório contendo o planejamento detalhado do trabalho a ser desenvolvido; o estado da arte de indicadores de desempenho de ETA e ETE; avaliação de desempenho das estações de água (Descoberto, Paranoá e Pipiripau) e de esgotos (Norte, Samambaia e São Sebastião); proposição de indicadores de desempenho das 6 estações selecionadas; avaliação de desempenho das demais estações de água e esgoto do DF; proposição de metas para os indicadores de desempenho das estações.
Os estudos atendem a necessidade de a ADASA avançar em alguns aspectos de atuação da regulação constantes da Política Nacional de Saneamento Básico, que estabelece um rol de tópicos sobre os quais a entidade reguladora deve produzir normas relativas às dimensões técnica, econômica e social da prestação dos serviços que abrangerão os padrões e indicadores de qualidade da prestação dos serviços; requisitos operacionais de manutenção dos sistemas; e avaliação da eficiência e eficácia dos serviços prestados.
Fonte: Assessoria de Comunicação ADASA