ADASA- Técnicos do DF discutem regulação dos serviços de drenagem urbana

405

Durante três dias e 24 horas/aula, 30 técnicos da ADASA, Caesb, Novacap, DER, Coordenadoria das Cidades (Secretaria de Governo) e Ministério das Cidades, participaram esta semana de um curso sobre regulação de serviços públicos na área de drenagem urbana. Promovido pela ADASA, responsável pela regulação e fiscalização dos serviços de drenagem no DF, o curso foi ministrado pelo professor Carlos Tucci, um dos mais renomados especialistas na área.

Com o objetivo de nivelar informações, conhecimentos e capacitação dos reguladores dos serviços de drenagem urbana do DF, a ADASA – além de participar com 20 técnicos das Superintendências de Recursos Hídricos (SRH); Drenagem, Energia e Gás (SDE), e de Águas e Esgoto (SAE),  convidou os órgãos executores de drenagem urbana no DF para indicar representantes.

O curso, dividido em quatro etapas – Gestão Integrada de Águas Urbanas, Plano Diretor de Drenagem Urbana; Aspectos Legais das Medidas Não Estruturais e Gestão das Águas Pluviais- apresentou uma ampla análise da atual situação da drenagem urbana no país e em Brasília.

A Capital, com 54 anos de vida, apresenta vários problemas na área, principalmente levando-se em conta que o sistema de drenagem de Brasília é o mesmo da inauguração da cidade. O crescimento populacional vertiginoso observado nas últimas décadas tornaram esses equipamentos subdimensionados, exigindo maior interação entre os órgãos encarregados de sua gestão  para a superação dos gargalos existentes.

O curso ministrado pelo professor Tucci teve como objetivo orientar os técnicos sobre a regulação desses serviços com base em experiências nacionais e internacionais e as alternativas para o país em função da atual legislação de saneamento.

Fonte: ADASA