O Diretor Presidente da ADASA, Vinicius Benevides, coordenador da subcomissão de Infraestrutura de análise do projeto Brasília 2060, apresentou aos representantes dos órgãos do GDF envolvidos, a proposta da Jurong, empresa de consultoria de Cingapura contratada pelo governo para planejar a Brasília do futuro.
O documento, resultado de acordo com cooperação entre a consultoria e o GDF, prevê a necessidade de investimentos e uma série de estratégias para garantir o atendimento das necessidades de uma população superior a 4 milhões de pessoas no ano de 2060.
O planejamento proposto pela empresa de Cingapura prevê um sistema de desenvolvimento envolvendo sete novos polos que necessitarão de um plano geral de infraestrutura que envolva água (drenagem pluvial, abastecimento e saneamento); lixo (resíduos sólidos); energia (eletricidade e gás) e telecomunicação. Para cada uma destas áreas foram propostas estratégias para garantir o desenvolvimento integrado da Brasília do futuro.
Técnicos e diretores da Jurong, responsáveis pelos estudos sobre o atual estágio de desenvolvimento de Brasília e suas necessidades futuras para se tornar um polo de atração de investimentos, antes de iniciar o planejamento, estiveram na ADASA onde conheceram como a agência atua no Distrito Federal nas áreas de recursos hídricos, esgotamento sanitário, drenagem pluvial e resíduos sólidos.
Em maio os consultores da Jurong voltarão a Brasília para discutir as sugestões e críticas elaboradas pelas subcomissões, segundo a orientação definida pelo Comitê Gestor do Programa.
Fonte: ADASA