ADASA – Produtores do Pipiripau assinam Primeiros Contratos do Programa Produtor de Água

447

“O Programa Produtor de Água é resultado da parceria entre órgãos e entidades e do envolvimento de grande número de técnicos e produtores rurais para a implantação da nova visão da gestão dos recursos hídricos, que não só demanda, mas que também produz água”, afirmou o Diretor Presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal – ADASA, Vinicius Benevides, ontem (17/10), durante a solenidade de assinatura dos dois primeiros contratos do projeto que visa à recuperação e conservação da Bacia do Ribeirão Pipiripau- Planaltina/DF por meio de pagamentos por serviços ambientais (PSA) aos produtores rurais da região.

Durante a solenidade, diversas autoridades e representantes de entidades e órgãos ressaltaram a importância de aliar a geração de alimento às práticas conservação e preservação dos mananciais. Lúcio Valadão, Secretário de Agricultura do DF, explicou que o projeto marca uma profunda mudança de mentalidade da população em relação ao papel do produtor rural: “Eles passarão de grandes usuários de água a provedores do recurso, que abastecerá toda a população do DF”, afirmou Valadão.

Mauro Cabral, proprietário da chácara 5/6 do Núcleo Rural Pipiripau e Carlos Eduardo Sé, da chácara 86, foram os dois produtores rurais que tiveram seus projetos selecionados. Uma comissão técnica, composta por técnicos do IBRAM, The Nature Conservancy (TNC) e Secretaria da Agricultura, analisou a viabilidade das propostas apresentadas.

Para aprovação dos projetos foram consideradas três modalidades conservacionistas – conservação do solo, da vegetação nativa e restauração ou conservação de áreas de preservação ou reserva legal.

Leia mais:

Fonte: http://www.adasa.df.gov.br