Cerca de 1.500 alunos do quinto ano do ensino fundamental da rede pública do DF podem participar do concurso promovido pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal – ADASA “Pensando nas águas para os próximos 10 anos”, criado para comemorar o Dia Mundial da Água.
Os três primeiros colocados receberão troféus e prêmios em solenidade no dia 21 de março. Os estudantes deverão elaborar uma proposta de projeto de lei sobre o uso racional da água. A proposta visa estimular a criatividade, a cidadania e, principalmente, gerar conhecimentos sobre o processo legislativo.
As escolas participantes foram selecionadas pela Coordenação Regional de Ensino – CRE, da Secretaria da Educação. Com o certame, a ADASA espera estimular os estudantes ao uso consciente da água e se transformarem em agentes na preservação dos recursos hídricos no DF. Como ajuda para elaborar suas propostas, os estudantes estão recebendo informações básicas sobre a feitura de projetos de leis.
Os melhores trabalhos serão escolhidos por um corpo de professores da Secretaria da Educação e técnicos da ADASA. Esse é mais um evento estudantil que segue os princípios didáticos iniciados com o programa “ADASA nas Escolas”, ministrado por servidores da Agência. Em três anos, mais de 15.000 alunos receberam informações e orientações básicas sobre educação ambiental hídrica e o uso racional da água.
Ano passado, também nas comemorações da Semana da Água, foi promovido concurso de desenho padra a criação de mascote para o programa “ADASA na Escola”, que teve a participação 970 candidatos.
Com palestras, os técnicos levam aos alunos das escolas públicas e privadas informações sobre a importância do uso racional da água. Sensibilizados, eles se tornam “guardiões da água”, levando a mensagem para os amigos e familiares. Para agendar visitas e palestras nas escolas, os interessados podem tratar com a coordenadora do programa, Cristiane, através do e-mail cristiane.teixeira@adasa.df.gov.br.
Fonte: http://www.adasa.df.gov.br