ADASA- Parceria dinamiza formação de servidores da ADASA

589

Começou a funcionar ontem (24), com um curso de gestão integrada de bacias hidrográficas, com a participação de 15 servidores da ADASA e 10 pessoas vinculadas aos comitês de bacia do DF, o projeto de parceria ADASA – HidroEx (Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Águas – Fundação ligada ao governo de Minas Gerais e à Unesco).

O projeto visa difundir conhecimento e melhores práticas em gestão e regulação nas diferentes áreas de atuação das duas entidades. A formalização do acordo deverá ocorrer ainda este ano. O curso organizado pela HidroEx, que está sendo realizado na UNB, será uma amostra do que a instituição oferece, e se estenderá até sexta-feira (28).

Localizado na cidade de Frutal – MG, as atividades do HIDROEX são desenvolvidas em conjunto com instituições públicas ou privadas, nacionais ou internacionais e tem como finalidade, dentre outras coisas, a capacitação e o desenvolvimento de recursos humanos e a promoção de ações educativas criando e garantindo condições de referência.

Os cursos

O programa prevê a realização de cursos modulares para a capacitação e aperfeiçoamento dos servidores da ADASA, contendo duas fases: Módulo Básico e Módulo Avançado, sendo cada um deles constituído de sub-módulos.

No Módulo Básico serão realizados cursos de nivelamento em gestão de recursos hídricos e áreas afins, com 240 horas/aula para até 50 servidores de todas as áreas da instituição.

Os cursos de nível avançado, para o aprofundamento dos conhecimentos, terão 560 horas/aula para até 25 servidores das áreas afetas – Gestão Integrada de bacias hidrográficas (aborda a cobrança pelo uso da água); Monitoramento e avaliação da qualidade da água; gestão de riscos e eventos naturais extremos; estudo avançado de saneamento básico na gestão dos recursos hídricos; educação para as águas: numa perspectiva interdisciplinar.

Para a consolidação do conhecimento e assimilação de experiências serão programados intercâmbios em instituições nacionais e internacionais de gerenciamento de recursos hídricos e serviços de saneamento básico na Europa, preferencialmente, França e Alemanha, além de outras na América Latina.

Fonte: Assessoria de Comunicação/ADASA