ADASA inicia estudos para recuperação do Ribeirão Sobradinho

1013

A Adasa (Agência Reguladora de Água, Energia e Saneamento Básico do DF) assina na tarde desta quinta-feira (18), durante a AgroBrasília, contrato para elaboração do diagnóstico ambiental do Ribeirão Sobradinho. O estudo embasará a criação da Unidade de Conservação na região, incluindo o Parque Canela da Ema. O objetivo é realizar análises técnicas para definir uma poligonal ideal, levando em conta as áreas de abrangência dos parques já existentes na região.

O diagnóstico ambiental será um importante instrumento para a definição da possível poligonal da Unidade de Conservação, pois identificará as áreas de ocorrência das espécies de interesse e as áreas ambientalmente sensíveis, importantes para conservação. O estudo também deve apontar possíveis áreas apropriadas para o uso das comunidades vizinhas, bem como locais que deverão ser destinados a restauração e recuperação ambiental e hídrica.

A Adasa coordena o Grupo de Trabalho do Ribeirão Sobradinho e contou com diversos órgãos do governo do Distrito Federal participantes do GT para realizar levantamento de dados, coletas de informações e elaboração de pareceres técnicos necessários para descrever da situação atual do Ribeirão Sobradinho, considerando aspectos ligados à qualidade da água, situação fundiária, licenciamento, esgotamento sanitário, agronegócio, resíduos e drenagem pluvial, e às diversas atividades antrópicas responsáveis pelas condições degradantes em que o corpo hídrico se encontra, o que gerou, de maneira preliminar, o Relatório de Diagnósticos e Soluções para a Recuperação Ambiental do Ribeirão Sobradinho.

A empresa vencedora do processo licitatório para a elaboração do estudo, Geo Lógica Consultoria Ambiental Ltda, terá 180 dias para apresentar o diagnóstico ambiental. Esse resultado será balizador dos trabalhos do Ibram (Instituto Brasília Ambiental) na criação da Unidade de Conservação Canela da Ema. Essa é uma conquista da população de Sobradinho I e II, que há anos anseia pela recuperação e preservação do Ribeirão Sobradinho.

Serviço: Assinatura de contrato para diagnóstico ambiental do Ribeirão de Sobradinho Local: AgroBrasília – Parque Tecnológico Ivaldo Cenci (BR 251 km 5)
Horário: 16h30