ADASA informa que volume do maior reservatório do DF fica acima do esperado para mês de maio

712

A Agência Reguladora de Água, Energia e Saneamento Básico (Adasa) informou na última quinta-feira (1º) que o nível do reservatório do Descoberto ficou acima dos 53% esperados para maio. A bacia, que abastece 65% do Distrito Federal, fechou o mês com volume em 54,2% – 1,2 ponto percentual acima da meta projetada.

O aumento é explicado pela maior quantidade de chuva. O mês de maio terminou com quase o dobro do volume de chuva esperado para esta época do ano no DF. O volume acumulado foi de 64,3 mm, enquanto a média mensal dos últimos 30 anos, é de 38,6 mm.

A Curva de Acompanhamento, como é chamado o monitoramento do nível da água, é feita pela Adasa, em parceria com a Caesb e a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF). A avaliação traça uma meta mensal para os níveis dos reservatórios com base na variação do clima, no volume de entradas de água e também no consumo pela população e agricultores.

O monitoramento é semanal. O objetivo, segundo a Adasa, é traçar metas para o nível dos reservatórios e, a partir do estudo, adotar possíveis medidas para assegurar o volume adequado.

Leia mais aqui.