ADASA – Fórum mundial debate o futuro dos recursos hídricos no planeta

501

Com representantes de 50 instituições – públicas e privadas – o Brasil participará ativamente do 6º Fórum Mundial da Água, de 12 a 17 de março, em Marselha, França. O evento, que espera reunir mais de 20 mil pessoas representando 180 países, terá como tema “Tempo para Soluções”, é o mais importante fórum de discussão dos principais desafios que envolvem o tema água, uma das maiores prioridades da agenda internacional. A ADASA estará presente no Fórum.

Liderada pela ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira, a comitiva brasileira está sendo organizada pela Seção Brasil do Conselho Mundial da Água. Além da participação técnica em todas as sessões oficiais, o Pavilhão Brasil, uma área de 395 metros quadrados, oferecerá oportunidade para que todas as instituições nacionais presentes possam difundir e compartilhar experiência com os diversos países, identificando oportunidades de parceria.

Além da área destinada a apresentação das mais variadas realizações nacionais na área dos recursos hídricos, o Pavilhão oferece áreas para reuniões, sessões técnicas, mídia center, estandes e um espaço dedicado à Rio+20.

O Fórum Mundial da Água se reúne a cada três anos, sempre em março. Com o tema “Tempo para Soluções”, os organizadores do evento esperam aumentar a importância da água na agenda dos governos. O aprofundamento das discussões, a troca de experiências para solucionar os atuais problemas e formular propostas concretas é o grande desafio da humanidade.

Esta edição do Fórum foca três prioridades de ação: Boa Governança, Contribuição para o Desenvolvimento Econômico e Preservação. Especificamente para as Américas, o Conselho Mundial da Água priorizou seis temas: Água e Saneamento; Água e Adaptação às Mudanças Climáticas; Gestão Integrada de Recursos Hídricos; Água para Alimento; Água para Energia e Melhora da Qualidade dos Recursos Hídricos e Ecossistemas.

Fonte: ADASA

{backbutton}