A Unidade de Gestão do Projeto (UGP) “Produtor de Água no Pipiripau” organiza, neste sábado (22), das 9 às 16 horas, um dia de campo para disseminar entre os produtores rurais da região informações e conceitos do programa, que tem como objetivo a preservação ambiental, com foco na produção de água. A bacia, que tem 23.500 hectares de área, é grande produtora de frutas, grãos e carnes em três Núcleos Rurais – Taquara, Pipiripau e Santos Dumont.
Durante o evento, técnicos das diferentes instituições que compõem a UGP estarão distribuídos em seis estações onde serão apresentados aspectos significantes da atuação do projeto na bacia – o projeto Produtor de Água no Pipiripau; monitoramento ambiental do Pipiripau; aspectos econômicos e ecológicos da fauna silvestre da região; ecologia das florestas nativas; restauração ecológica florestal; e produção sustentável de bromélias.
Também serão assinados novos contratos para pagamento por serviços ambientais entre a ADASA e os produtores dos trechos 1 e 2 da bacia (Taquara e Pipiripau até a BR 020). O programa, iniciado em 2012, já plantou mais de 60 mil árvores e iniciou os trabalhos de conservação de estradas. A entrada de projetos para Pagamento por Serviços Ambientais na ADASA serão aceitos até o dia 30 de setembro/2013, data em que se encerrarão as inscrições para as propriedades localizadas nessa parte da bacia.
Participam do programa instituições públicas –federais e distritais- e Organizações Não Governamentais – ANA, ADASA – responsáveis pela coordenação da UGP; Ministério da Integração Nacional; Caesb; Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do DF; Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMARH; Ibram; Emater-DF; Fundação Banco do Brasil; Embrapa; DER; Banco do Brasil; Fundação Universidade de Brasília; The Nature Conservancy; WWF-Brasil; Terracap e Serviço Social da Indústria (Sesi).
Sob a coordenação do Diretor Diógenes Mortari, técnicos da Superintendência de Recursos Hídricos participarão do evento com palestras sobre monitoramento da água; esclarecimentos sobre questões contratuais do programa e sobre a necessária outorga pelo uso da água.
A bacia hidrográfica do ribeirão Pipiripau, no passado palco de tensões e conflitos pelo uso da água no período de seca, está localizada predominantemente no Distrito Federal (90,3%) e é onde o Projeto Produtor de Água emprega os seus recursos.
Nela, concentram-se diversas atividades rurais e captação de água para abastecimento de 180 mil habitantes de Planaltina e Sobradinho (DF). As áreas utilizadas pela agricultura somam 13.337 hectares (71% da bacia). As propriedades do Núcleo Rural Santos Dumont, abastecidas por um canal, estão entre os maiores usuários.
Fonte: ADASA