ADASA – Comissão da Câmara aprova Diógenes Mortari para Diretor da ADASA

502

A Comissão de Desenvolvimento Econômico e Social, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo –CDESCTMAT- da Câmara Distrital, aprovou ontem (10/10), com louvor e unanimidade, a indicação de Diógenes Mortari pelo governador Agnelo Queiroz para Diretor da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal – ADASA.  Participaram da sabatina os deputados membros da Comissão – Roney Nemer (Presidente), Wasny de Roure, Olair Francisco e Joe Valle. A Comissão levará ao plenário a decisão de aprovar o nome indicado e, posteriormente, levado à sanção do Governador.

Diógenes, geólogo, está na ADASA desde 2005, como Superintendente de Outorga e Fiscalização; Atualmente ocupa o cargo de Superintendência de Abastecimento de Águas e Esgoto e, durante vários anos, respondeu pela Superintendência de Recursos Hídricos. Trabalhou na Agência Nacional de Energia Elétrica- ANEEL e no Departamento de Águas e Energia Elétrica – DNAEE, órgãos do governo federal, e várias empresas privadas nas áreas de engenharia, pesquisas tecnológicas e estudos ambientais.

Em sua apresentação, Diógenes fez um histórico da ADASA e suas realizações em seus oito anos citando o avanço na área de concessão de outorgas para uso da água, o sistema de gestão dos recursos hídricos, os projetos e ações em andamento – Descoberto Coberto, Produtor de Água, ADASA na Escola, a rede de monitoramento das águas superficiais e subterrâneas e, o futuro Centro de Operações das Águas – COA.

Lembrou que a ADASA ganhou nos últimos anos novas atribuições, envolvendo drenagem urbana, resíduos sólidos e energia. Para atender às essas novas demandas, disse que a Agência passa por reformulações em sua estrutura, tendo como foco o melhor atendimento e agilidade em suas atividades.

Destacou a importância da ADASA, mantendo-se equidistante dos interesses das concessionárias, governo e consumidores, tendo sempre em vista a necessidade de buscar eficiência  e soluções adequadas nas prestações de serviços, com justa remuneração.

Durante a audiência, a indicação de Diógenes foi amplamente elogiada pelos parlamentares pelo seu currículo e seus conhecimentos demonstrados durante a sabatina. A deputada Eliana Pedrosa, suplente da Comissão, fez questão de participar de toda a sessão, também elogiou a conduta de Diógenes, pessoa de conduta ilibada e de reconhecida capacidade de gestão dos recursos hídricos.

O deputado Wasny de Roure, também festejou a indicação de Diógenes, dizendo que ele é considerado um dos 10 mais destacados técnicos na área de recursos hídricos do Brasil.

Fonte: http://www.adasa.df.gov.br