ADASA- Comemora nesta quarta-feira (19) o Dia mundial da água

489

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, a ADASA realiza nesta quarta-feira (19) evento para servidores e convidados, com entrega do troféu Guardião da Água e certificados de reconhecimento por serviços na gestão dos recursos hídricos, e apresentação do desenvolvimento de diversos projetos em que a ADASA participa como gestor na área dos recursos hídricos no DF.

Pela primeira vez premiará o servidor que apresentar da melhor frase sobre o tema “Água e Energia”, tema deste ano da programação mundial definida pela ONU para que a sociedade reflita sobre a importância do Dia Mundial da Água. Jair Francisco Pinto receberá o prêmio “Guardião da Água”. Presidente da Associação dos Produtores Rurais da Fazenda Larga (APROFAL), de Planaltina.

O evento, das 14 às 19 horas, será realizado no CNTC, terá uma série de palestras sobre a situação dos recursos hídricos no DF e apresentação de mesas de projetos: ADASA na Escola, Produtor de Água, Descoberto Coberto e revitalização do Ribeirão Sobradinho. Além disso, o Comitê de Bacia do Parnaíba e a ONG Mão na Terra colocarão à disposição dos convidados informações sobre os trabalhos que vêm realizando.

Certificados de agradecimento

Como ocorre todos os anos, a ADASA, no Dia Mundial da Água, distribui para seus parceiros na área de recursos hídricos certificados de agradecimentos. Este ano foram selecionados:

Presidentes dos Comitês de Bacias Hidrográficas – Paranoá (Paulo Sérgio Bretas de Almeida Salles), Preto (Cláudio Malinsk) e Maranhão (Célio Ernesto Brandalise).

ADASA na Escola – professora Celsa Judith Pacheco Rosa, diretora regional de Ensino de Sobradinho.

Projeto Ribeirão Sobradinho – Vilma Rodrigues, coordenadora da Casa Ribeirão.

Projeto Pipiripau – Paulo César Araújo da Silva, pela colaboração na implantação do projeto Produtor de Água.

Projeto Descoberto Coberto- Rosany Cristina Carneiro, representante da Associação Pró Descoberto.

Polícia Militar Ambiental – pela participação na Semana do Lago Limpo 2013.

 Água e Energia

A escolha do tema pela Organização das Nações Unidas (ONU) se deu porque água e energia estão intimamente interligadas e são interdependentes, já que a geração hidrelétrica, nuclear e térmica precisam de recursos hídricos.

Segundo dados da Agência Internacional de Energia, por exemplo, um aumento nominal de 5% do transporte rodoviário no mundo até 2030 poderia aumentar a demanda por água em até 20% na agricultura, devido ao uso de biocombustíveis.

Outro dado da ONU aponta que cerca de 8% da energia gerada no planeta é utilizada para bombear, tratar e levar água para o consumo das pessoas. Além disso, os recursos hídricos são utilizados para a geração de energia geotérmica, que é uma alternativa energética em países com escassez de água.

Em anos anteriores, a Organização das Nações Unidas colocou em discussão temas, como “Água e Segurança Alimentar”, “Água para as cidades: respondendo ao desafio urbano”, “Saneamento” e “Cooperação pela Água”.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação/ADASA