Adasa celebra Semana Lago Limpo com webinar

20

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) realizará webinar na quarta-feira (23/9), às 15 horas, para marcar a Semana Lago Limpo, que nesta 9ª edição será celebrada em apenas um dia, por meio virtual, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. O objetivo da Semana é destacar a importância da preservação dos recursos hídricos e em especial do Lago Paranoá, criado inicialmente para finalidades específicas e que hoje também contribui para o abastecimento do DF.

O encontro virtual destacará o zoneamento de uso do espelho dágua, com o diretor da Adasa Jorge Werneck; as atribuições da autoridade marítima no lago, com o representante da Capitania Pluvial de Brasília, Capitão de Fragata Rômulo Pereira Bahia; os usos múltiplos, com a diretora executiva do Movimento Ocupe o Lago; as ações do Comitê da Bacia Hidrográfica do Paranaíba-DF na gestão do lago, com o presidente do comitê, Ricardo Minoti e o monitoramento das águas do lago, com o superintendente de Recursos Hídricos da Adasa, Gustavo Carneiro.

Os interessados poderão participar do evento pela plataforma Teams, acessando este acesso.

A Semana Lago Limpo ocorre desde 2011, envolvendo ações de limpeza e atividades esportivas e socioeducativas. O evento ocorre geralmente na terceira semana de setembro, período em que as margens do lago ficam mais expostas, facilitando o recolhimento do lixo por voluntários e reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap).

Em 2013, com o auxílio de mergulhadores, foram recolhidas 9 toneladas de lixo no Lago Paranoá, a maior quantidade entre todas as edições. No ano passado, somente nas margens, foi coletada 1 tonelada.