A Diretoria Colegiada da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal – ADASA concedeu outorga previa à NOVACAP para perfuração de quatro poços tubulares para irrigação de uma área de 22 mil metros quadrados ao longo do eixo Monumental, entre a Torre de TV e a Rodoviária.
Na área serão implantados jardins projetados por Burle Marx, um novo espelho de água com fonte luminosa, trechos gramados, calçadas para pedestres e ciclovia. Com a autorização, a NOVACAP poderá captar até 900 m³/dia.
A utilização da água subterrânea garantirá o embelezamento da área, que se tornará uma das mais nobres de Brasília e será ponto de atração turística. O projeto deverá ficar pronto ainda este ano e se transformará em mais um cartão postal de Brasília.
Na mesma reunião, os diretores da ADASA autorizaram a renovação da outorga de direito de uso de água superficial por meio de canal, no Ribeirão Rodeador, para atender às necessidades de abastecimento humano, criação de animais e irrigação. Os chacareiros do Núcleo de Colonização Alexandre Gusmão vão poder captar até 480 litros por segundo durante todo o ano. A outorga vale por cinco anos.
Também a EMBRAPA recebeu outorga para captação de água superficial por gravidade em cinco pontos na bacia do Rio São Bartolomeu, no km 18 da BR 020, em Planaltina. A água atenderá às finalidades de abastecimento humano, criação de animais e irrigação. A licença vale por cinco anos.
Fonte: Assessoria de Imprensa/ ADASA