Os diretores presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal- ADASA, Vinicius Benevides, e da Agência Nacional de Águas- ANA – Vicente Andreu, assinaram acordo de cooperação técnica para o Programa Nacional de Avaliação da Qualidade das Águas – PQNA. O acordo prevê a inclusão de 6 estações de monitoramento da ADASA e 4 da Caesb no PQNA , garantindo um amplo conhecimento da qualidade das águas superficiais no âmbito do território Distrital.
Os pontos de monitoramento de águas superficiais da ADASA que farão parte do programa foram escolhidos considerando áreas de impacto, estratégicas e de referência. Todas as informações coletadas estarão à disposição dos órgãos estaduais que fazem parte do PQNA no Portal de Qualidade das Águas, através de mapas e tabelas com os diversos parâmetros de qualidade de água.
Além de ter disponíveis informações completas sobre os recursos hídricos no DF e em todo o país, a ADASA, pelo acordo de cooperação, poderá receber treinamento de técnicos envolvidos com a atividade de monitoramento da qualidade das águas. Hoje, a instituição dispõe de 47 estações de monitoramento, distribuídas em todo o território distrital, permitindo um acompanhamento continuado da situação hidrográfica, garantindo uma gestão eficiente dos usos das águas.
Segundo Camila Campos, coordenadora de informações hidrológicas da Superintendência de Recursos Hídricos da ADASA (SRH), este acordo abrirá novos horizontes para o acompanhamento e gestão da qualidade das águas superficiais no DF e no país, permitindo uma maior interação entre os estados. Segundo o Sistema Nacional de Informações em Saneamento (SNIS), hoje, no país, o lançamento de esgotos domésticos é o principal fator de degradação dos rios, lagoas e represas, já que apenas 33% deles são tratados.
Fonte: Assessoria de Comunicação/ADASA