ADASA – ANA e ADASA unidas na Gestão dos Recursos Hídricos

538

Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF – ADASA, e a Agência Nacional de Águas – ANA, aprofundam o  relacionamento já existente no gerenciamento dos recursos hídricos na DF. Esse foi o tema do encontro no dia 01 de novembro dos Diretores da ADASA –Vinicius Benevides – Presidente, e Diógenes Mortari, com o Diretor da área de gestão da ANA, Paulo Varela, e os Superintendentes de Implementação de Programas e  Projetos – Ricardo Andrade e Humberto Cardoso.

A ADASA já dispõe de delegação da ANA para promover as outorgas nos rios federais no DF e seus técnicos trabalham de forma coordenada na implantação do programa Produtor de Água, operando inicialmente na bacia do Pipiripau. Na próxima semana,  equipes da área de recursos hídricos das duas instituições iniciam estudos para ampliar a cooperação técnica, principalmente  na área de captação e análise de dados sobre  a qualidade e a quantidade das águas superficiais do DF.

Entre os itens da pauta, a gestão de postos de leitura da rede de monitoramento  superficiais  e os  postos telemétricos. Além disso, os técnicos da ANA e da ADASA vão dinamizar a troca de informações sobre as outorgas concedidas e o cadastro de usuários dos recursos hídricos. A disponibilização desses dados, o monitoramento hidrológico e a coleta e análise da qualidade da água, garantirão uma gestão  eficaz dos recursos hídricos do DF.

Os Diretores da ADASA e da ANA analisaram ainda durante o encontro a  participação da delegação brasileira na reunião do Conselho Mundial da Água, a ser realizada ainda este mês na França. O Brasil pode assumir o posto de  presidente do órgão pelo reconhecimento da comunidade internacional pelos trabalhos que vêm executando na gestão de seus recursos hídricos.

Fonte: http://www.adasa.df.gov.br