ADASA- Agência recebe delegação Boliviana

481

Em continuidade à visita realizada pela equipe do Plano Diretor da Bacia do Lago Poopo- Bolívia, em maio deste ano, a delegação boliviana esteve, hoje (02/09), na Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal – ADASA para conhecer o sistema de gerenciamento de recursos hídricos em uso pela Agência e as experiências de implantação e funcionamento dos comitês de bacias hidrográficas no DF.

No período da manhã, a delegação boliviana assistiu uma apresentação sobre o Plano de Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos do DF e sobre o papel da ADASA como agência reguladora dos recursos hídricos. Técnicos da Agência falaram sobre os instrumentos de gestão da água utilizados pela Agência, como a outorga, o sistema de recursos hídricos, as estações hidrometeorológicas responsáveis pelo monitoramento e controle dos níveis da água e o Centro de Operações da Água, ainda em fase de implantação.

O Superintendente de Abastecimento de Água e Esgoto, Diógenes Mortari, explicou as ações da ADASA voltadas para a revitalização de áreas degradadas, conscientização e educação ambiental e sobre o Programa Produtor Rural, que promove a recuperação ambiental, utilizando o pagamento por serviços ambientais como estratégia de incentivo.

Durante a tarde, os bolivianos se reuniram com  representantes do Comitê de Bacia Hidrográfica do Paranoá e do Rio Paranaíba, abordando o processo de criação dos Comitês de Bacias Hidrográficas e a participação da sociedade na gestão da água. A delegação  boliviana acompanhada por técnicos da ADASA, da CAESB e da CEB, fez visita técnica à Barragem do Lago Paranoá para verificação dos níveis de água do manancial, terminando a agenda do dia com uma visita na Estação de Tratamento de Esgoto Sul- ETE Sul.

Essas informações subsidiarão a elaboração do Plano Nacional de Bacias, que será desenvolvido pelo Ministério boliviano do meio Ambiente e Água.

Fonte: http://www.adasa.df.gov.br