ADASA – Agência Participa do II Circuito de Ciências das Escolas Públicas de Sobradinho

462

O II Circuito de Ciências das Escolas Públicas de Sobradinho DF, realizado no Ginásio, reuniu 1600 alunos da Regional de Educação Básica de Sobradinho para debater o tema Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza. Apoiando o evento, a Superintendência de Recursos Hídricos (SRH), responsável pelo Programa ADASA na Escola, esteve presente para tirar dúvidas e realizar um trabalho de sensibilização junto às crianças da comunidade, apresentando além dos vídeos institucionais, filmes educativos e documentários sobre água.

O tema do circuito proporcionou uma discussão mais ampla sobre a importância da água não apenas do ponto de vista de recurso limitado, mas como fonte de alimento, de condições mínimas de higiene e de acesso ao saneamento básico, aspectos fundamentais para o desenvolvimento humano e erradicação da pobreza.

 Os organizadores do evento buscaram a parceria da Agência considerando a expressiva aceitação que o Programa ADASA na Escola tem entre os estudantes da Rede de Ensino. Maria do Socorro Campos, professora do Centro de Ensino Especial n° 01, acredita que o êxito do programa deriva da linguagem acessível e jovial utilizada como forma de aproximação com o público: “Ao derrubar as barreiras da comunicação, torna-se mais fácil o aprendizado dos alunos. O programa trata de um assunto muito sério, mas com leveza”, afirma a professora.

 Em andamento desde 2009, o programa ADASA na Escola já atingiu mais de 30 mil alunos da rede pública de ensino. Por meio de um convênio assinado com a Secretaria de Educação, que viabiliza o programa, técnicos da SRH da ADASA ministram palestras que abordam, principalmente, formas de economizar e evitar o desperdício de água. A Agência acredita que investir em educação ambiental é uma maneira de preparar os estudantes para tornarem-se agentes disseminadores, em suas casas e na comunidade, de hábitos de uso sustentável dos recursos hídricos.

 

Fonte: http://www.adasa.df.gov.br