ADASA – ADASA já tem o PGIRH revisto e atualizado

676

O Grupo de Trabalho formado por técnicos dos órgãos gestores dos recursos hídricos no DF, responsável pelo acompanhamento da revisão do Plano de Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos (PGIRH), está apresentando para análise crítica e contribuições, o documento finalizado pela Ecoplan Engenharia, contratada pela ADASA para realizar o trabalho. Após esta rodada de discussões (foto), o PGIRH será oficialmente analisado pelo Conselho de Recursos Hídricos.

A primeira versão do PGIRH, que tem como objetivo principal garantir água em quantidade e qualidade para a atual e as futuras gerações do DF, foi concluída em 2006. Sua revisão, a partir de 2011, foi necessária para adaptá-lo aos Planos de Ordenamento Territorial (PDOT), de Resíduos Sólidos (PDRS) e de Drenagem Urbana (PDDU), que interferem diretamente na disponibilidade e demanda hídrica da região.

O trabalho levou em consideração a atualização do diagnóstico da atual situação dos recursos hídricos; balanço entre disponibilidades e demandas hídricas; revisão do enquadramento dos corpos d’água; consolidação dos critérios de outorga; estudos sobre cobrança do uso da água; propostas de programas, ações e medidas emergenciais de gerenciamento de prevenção à degradação dos corpos hídricos com horizontes de cinco, dez, quinze, vinte e trinta anos.

Para o Diretor Presidente da ADASA, Vinicius Benevides, o PGIRH é uma ferramenta indispensável ao planejamento distrital e, pactuado entre o Poder Público, os usuários e a sociedade civil, garantirá que a gestão dos recursos hídricos  no DF se concretize de forma harmoniosa, tendo como foco a sustentabilidade socioambiental.

Com a obtenção dos dados da situação dos recursos hídricos (superficiais e subterrâneos) nas várias bacias hidrográficas do DF, os gestores desse potencial poderão planejar de forma mais eficiente as medidas necessárias ao uso racional e sustentável da água, evitando futuros racionamentos, contaminação dos aquíferos, enchentes e assoreamento dos lagos, rios e lagoas.

Os dois volumes que compõem o PGIRH estão disponíveis neste site para consulta e sugestões. Os interessados podem acessar o documento clicando no banner PGIRH.

Fonte: ADASA

{backbutton}