ADASA – ADASA envolve estudantes, atletas e produtores na defesa da água

545

Para comemorar o Dia Mundial da Água (22 de março), a ADASA está preparando um vasto cardápio de eventos com o objetivo de levar sua mensagem de preservação e uso racional da água ao maior número de pessoas. Serão realizados jogos estudantis, corrida, caminhada, regata náutica e um evento especial para premiar produtores rurais e estudantes envolvidos com a proposta de adoção de hábitos de consumo sustentável e manutenção das reservas dos recursos hídricos no DF.

Na quinta-feira, 22, em seu auditório, a ADASA homenageia os produtores rurais que são exemplos de iniciativas voltadas para a preservação e uso racional dos recursos hídricos. Em sua terceira edição, o troféu “Guardião da Água” será entregue a três produtores indicados pelos comitês de bacia- Paranoá, Preto e Maranhão.

Haverá ainda a assinatura do acordo que prevê o repasse de R$ 2 milhões da CAESB para a ADASA, visando a aplicação, nos próximos 5 anos, no programa “Produtor de Água”; a entrega do prêmio aos vencedores do concurso de desenho para a escolha da mascote do Programa de Educação Ambiental da ADASA; e a apresentação do ADASA Móvel.

Participam do concurso para a escolha da mascote alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental de três Coordenações Regionais de Ensino – Paranoá, Plano Piloto/Cruzeiro e São Sebastião, envolvendo 80 turmas de nove escolas e cerca de 2.400 estudantes. Ao promover o concurso, em parceria com a Secretaria da Educação do DF, a ADASA procurou investir na criatividade para a criação de um personagem visual que passará a ser utilizado em todos os materiais impressos do seu Programa de Educação Ambiental.

Na solenidade do dia 22, também será apresentado o “ADASA Móvel”, um veículo adaptado especialmente para levar à população informações, treinamento e educação sobre as mais diversas atividades desempenhadas pela Agência. O veículo, uma van customizada, foi mobiliado com equipamentos de áudio e vídeo e infraestrutura complementar capaz de atuar diretamente no atendimento das pessoas que demandam ações da Agência.

No sábado (24), abrindo as solenidades esportivas, será realizada a IIª Regata ADASA-IATE, com largada prevista para as 14 horas. No domingo, 25, ocorrerá a Corrida e a Caminhada das Águas, promovida pela parceria ADASA-ANA, a partir das 9 horas, no Parque da Cidade, com a participação de 2.500 atletas. Todos os inscritos receberão o chip (que deverá ser devolvido após a prova) e um kit contendo camiseta com o número de identificação e squeeze Os três primeiros colocados em cada categoria receberão troféus e todos os demais serão homenageados com medalhas comemorativas do Dia Mundial da Água.

Ainda no Parque, em parceria com a Secretaria de Esportes do DF, a ADASA promove uma série de jogos entre atletas juvenis de oito Centros Olímpicos, das 9 às 12 horas. As disputas ocorrerão em 10 quadras e os vencedores receberão troféus. Duzentos e oitenta estudantes participarão dos jogos de futsal, basquete e vôlei. Os vencedores receberão troféus da ADASA.

Fonte: ADASA

{backbutton}