Acre segue com procedimentos para implantação da Metodologia Acertar

22

A presidente da Ageac, Mayara Lima, destacou a importância do encontro para alinhamento das exigências do Governo Federal, por meio da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). “Nesse sentido, hoje recebemos Depasa e Saerb para desenvolver a metodologia Acertar no nosso estado, e com isso dar melhores condições à nossa população.”

Instituída pelo Governo Federal, por meio da Portaria nº 719, de 12 de dezembro de 2018, a Metodologia Acertar estabelece normas e cria mecanismos para aplicação dos procedimentos de auditoria e certificação das informações do Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento (SNIS) sobre os prestadores de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, sob responsabilidade das entidades reguladoras.

Alimentada pelas próprias prestadoras do serviço de saneamento do país, a plataforma SNIS reúne informações  sobre a população atendida com água e esgoto, pessoal, finanças, perdas e investimentos.  Com a utilização da Metodologia Acertar é possível analisar dados relativos aos processos de geração das informações do SNIS, identificação de riscos, avaliação da exatidão confiança, e por fim, certificação das informações.

Da análise das informações resultam indicadores que podem orientar políticas e investimentos para o saneamento básico no Brasil. “Esse é o caminho a percorrer em busca de bons resultados”, lembrou o chefe do Departamento Técnico da Ageac, Júlio César Mattos

Ao final do encontro, a Ageac apresentou aos participantes as propostas de ações com o objetivo de contribuir para melhor utilização da ferramenta de gestão e regulação dos serviços de saneamento. No Acre, as ações incluem a realização de workshop e capacitação para profissionais e colaboradores para os próximos ciclos da auditoria Acertar.

A diretora-presidente do Depasa, Waleska Bezerra ressaltou a importância da iniciativa para fortalecer as ações de governo e enfatizou que a ação só vem somar com os esforços diários para garantir o melhor atendimento à população.

A presidente do Saerb, Pollyana Souza, agradeceu o empenho da Agência Reguladora do Acre em contribuir para a melhoraria da prestação do serviço de saneamento no estado. “ Um apoio importante no momento em que unimos forças para melhorar qualidade do serviços em Rio Branco.”