ACERTAR: Primeiros Passos para a Implantação

171

O webinar “Acertar: Primeiros Passos para a Implantação”, promovido pela ABAR (Associação Brasileira de Agências de Regulação) na última quarta-feira (14), reuniu sete debatedores, de diferentes origens, para falar sobre dificuldades e boas práticas na implementação da Metodologia Acertar. O prazo de entrega para os resultados da aplicação do segundo ciclo da metodologia termina no próximo dia 31 de dezembro.

De acordo com a moderadora do encontro, Sabrina Carrillo Madeira (Arisb-MG), a proposta do webinar foi promover o compartilhamento de experiências em relação ao Acertar, tendo em vista que algumas agências enfrentaram dificuldades na implementação da metodologia. “Algumas não tinham equipe suficiente para realizar as auditorias com pessoal próprio, outras enfrentaram falta de disponibilidade orçamentária ou financeira para contratar uma consultoria, e em alguns casos o problema foi mesmo não saber por onde começar”, relatou.

Seis debatedores compartilharam, então, suas experiências com a aplicação da metodologia. Samuel Barbi, diretor na Arsae-MG e coordenador do grupo de indicadores da Câmara Técnica de Saneamento da ABAR, falou sobre estruturação e rodadas de aprimoramento do Acertar. Ellen Silvia Amaral Figueiredo, gerente de regulação da ATR, dividiu com os participantes os obstáculos encontrados na implementação. Douglas Spíndola de Almeida, analista da Arisb-MG, falou de boas práticas adotadas pela agência. Cícero Soares e Amanda de Araújo Farias, analistas de Regulação da Arpe, abordaram a execução das auditorias na prática e pontos-chave para a boa aplicação da metodologia em campo. A visão do prestador de serviços sobre a experiência do auditado foi compartilhada por Rogério Eduardo de Oliveira, especialista em Saneamento Ambiental e diretor-presidente da Autarquia Municipal de Saneamento de Mariana (MG).

Confira a íntegra do webinar: