Associação Brasileira de Medicina de Tráfego reuniu cerca 1.400 profissionais, entre congressistas e palestrantes, no 11º Congresso Brasileiro sobre Acidentes e Medicina de Tráfego, realizado de 10 a 13 de setembro, no Wish Serrano Resort, em Gramado.
Debates e trocas de experiências em prol de um trânsito mais seguro, além de ações de prevenção de acidentes foram o tema do evento. Atualizações científicas, contatos com as experiências de convidados, oportunidade para conhecer e debater os mais importantes e recentes trabalhos da especialidade Medicina de Tráfego estiveram em pauta.
O presidente do Congresso Juarez Monteiro Molinari comemora os resultados alcançados no evento, que contou com 1.352 inscritos. O propósito do congresso foi atingido afirma Molinari, pois especialistas e autoridades saem do evento com a missão de trabalhar e atuar em ações que resultem na diminuição dos índices que mortes no trânsito. “Os acidentes de trânsito são a segunda maior causa de morte do Brasil e o nosso objetivo foi mudar este cenário, através de programas de educação e conscientização. Focamos na preservação de vidas e vamos mudar esta triste realidade” finalizou.
O diretor científico do Congresso da Abramet Ricardo Hegele falou da satisfação da Abramet RS em organizar este, que foi o maior entre as onze edições já realizadas. “Contamos nestes três dias em Gramado com profissionais qualificados, órgãos oficias, autoridades e a mídia do Estado. Debatemos diversos temas, trocamos experiências e concluímos que temos ainda muito trabalho a realizar até conseguirmos reduzir os números da acidentalidade do trânsito brasileiro. Cada vez mais valorização dos profissionais e projetos focados em educação/conscientização e fiscalização/punição são imprescindíveis.
No encerramento do evento foi anunciado que o 12º Congresso Brasileiro sobre Acidentes e Medicina de Tráfego ocorrerá em setembro de 2017, em Salvador na Bahia, com coordenação da ABAMET – Associação Baiana de Medicina de Tráfego, federada da Abramet.
O Presidente da ABAMET, Antônio Meira, destaca que no próximo Congresso ações e atividades de intercâmbio científico, da promoção de saúde e a prevenção de acidentes estarão em pauta.
O resultado final do 11º Congresso Brasileiro sobre Acidentes e Medicina de Tráfego será a Carta de Gramado que será escrita a partir da opinião de todos os participantes que encaminharão via e-mail para a Abramet. A Carta de Gramado será encaminhada ao Congresso Nacional.