ABES inscreve para Seminário de Gestão de Perdas e Eficiência Energética

150

Estão abertas as inscrições para o 9º Seminário Nacional de Gestão de Perdas e Eficiência Energética, promovido pela ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), que será realizado online nos dias 18 e 19 de outubro. O evento reunirá especialistas de diversas áreas do saneamento do País para compartilhar conhecimentos e experiências práticas para o enfrentamento das perdas de água e a busca de eficiência energética nos sistemas de abastecimento.

O Brasil desperdiça 40,1% de toda a água potável que é captada, segundo o SNIS (2020), com estados chegando a 74% de água desperdiçada. Para alcançar as metas de universalização previstas pelo Marco Legal do Saneamento, até 2033, os municípios devem ter em seu escopo iniciativas que promovam a redução de perdas.

Além disso, de acordo com a Portaria do MDR nº 490, de 22 de março de 2021, a alocação de recursos públicos federais e os financiamentos com recursos da União ou com recursos geridos ou operados por órgãos ou entidades da União estão condicionados ao cumprimento de índice de perda de água na distribuição. A meta indicada pela norma prevê um índice máximo 25% em 2034 para todos os operadores no País.

O secretário executivo da Câmara Técnica de Saneamento da ABAR, Luiz Antônio de Oliveira Jr (Arsesp), e o Diretor Geral da Agesan-RS, Demétrius Gonzales, participarão do Painel 1: Regulação na gestão de perdas e eficiência energética, a ser realizado no dia 18/10, às 14h.

Saiba mais e inscreva-se