ABAR promove curso de Gestão Estratégica para agências reguladoras

39
Foto: Vanessa Rodrigues

Curso online contou com a presença de 39 alunos

Nesta sexta-feira, (13/03), a Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR) promoveu o curso Gestão Estratégica em sua sede, em Brasília. O curso, antes presencial e on-line, aconteceu somente via Internet devido ao decreto do Governo do Distrito Federal, que proíbe grande aglomeração de pessoas em um mesmo espaço, como medida preventiva contra o Coronavirus. Para o sucesso do evento, a ABAR disponibilizou uma equipe de tecnologia de informação para dar suporte durante toda a transmissão.

Os alunos, de várias agências reguladoras do Brasil, foram ministrados pelo Gerente de Projetos e Coordenador do GovLab  EloGroup, Alexandre Guimarães que focou seu conteúdo nos desafios da gestão no setor público e suas vertentes.

Alexandre mencionou a importância de um bom planejamento para se ter estratégias assertivas e levou os participantes á reflexão de que toda boa estratégia requer uma boa escolha.  Além disso, enfatizou a necessidade de ação em meio ao um plano estratégico. “Ações dão vida ao plano”, ensinou ele.

O Programa de capacitação abrangeu, ainda, técnicas, artefatos e modelos de planos testados, proporcionando uma experiência objetiva na construção e na gestão das estratégias.

Para Flávio Bauermann, um dos participantes do curso e representante da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (AGERGS), o conteúdo foi de grande valia e será praticado em seu dia a dia. “Achei o assunto muito interessante e que será aplicado no desenvolvimento do planejamento estratégico da AGERGS”, afirmou ele.

Geni, outra aluna do curso, classificou as ferramentas como excelentes e ideais para serem colocadas em prática, assim como a Joana da Agência de Regulação dos Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP/ES) que parabenizou o professor pelo seu conteúdo e didática.

Ao final, o Gerente de Projetos e Coordenador do GovLab  EloGroup agradeceu a participação de todos e enfatizou a satisfação em ministrar o curso. “Falar de gestão estratégica para as agências, é muito gratificante e importante, ainda mais nesse momento em que vivemos. Regulação, em nosso país, é fator de desenvolvimento, progresso e se não tivermos uma orientação estratégica para isso, é pouco provável que alcancemos os resultados esperados”.

Matéria e fotos por: Vanessa Rodrigues