ABAR promove curso de Gestão da continuidade de negócios

8

Videoaula, ao vivo, expôs conteúdo e utilizou exemplos práticos

Na última quinta-feira, (23/04), a Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR) realizou o curso “Plano de Contingência: Gestão da continuidade de negócios “em seu auditório, em Brasília. O curso foi transmitido via Internet devido a pandemia de COVID-19.

Os alunos, gestores e servidores de Agências Reguladoras, foram ministrados pelo Gerente de Projetos na EloGroup e Coordenador do GovLab EloGroup, Alexandre Guimarães que tem em seu currículo mestrado em Administração de Negócios com ênfase em Gerenciamento Estratégico, mestrado e bacharelado em Ciências Contábeis e bacharelado em Ciências da Logística. Atualmente é professor, palestrante em programas de formação e de pós-formação em instituições públicas e privadas e autor de artigos nas áreas de gestão estratégica, gestão de processos, de projetos, gestão orçamentária e financeira no setor público.

O curso, que durou 3 horas, teve em seu conteúdo programático, o alinhamento de ideias e conceitos essenciais, a situação de emergência na crise, riscos e gestão da continuidade de negócios.  Além disso, o evento abordou as referências -Brasil: Normas de Organizações Públicas (Sistema Financeiro e outros), norma ABNT e referências internacionais.

Os participantes puderam ter uma visão estruturada ou sistêmica da continuidade de negócios, identificando processos críticos e eventos de interrupção. Puderam também, avaliar impactos, prospectando medidas de continuidade, construir o Plano de Continuidade testando e identificando melhorias, caracterizando o estado de contingência. Gerenciaram as medidas de continuidade, retornando à normalidade, avaliando a efetividade e revisando o Plano.

O evento alcançou o objetivo esperado de abordar o tema, de maneira consistente e objetiva, voltado para os desafios práticos da implementação da Gestão da Continuidade de Negócios para o Setor Público, incluindo a construção de Planos de Contingência. O programa, fruto de ampla experiência em organizações públicas de diferentes esferas e poderes, contemplou os aspectos mais relevantes do referencial teórico aplicado às temáticas de contingência e continuidade, os principais processos de trabalho envolvidos, os modelos adaptados à realidade do setor público e exemplos práticos de organizações de diferentes segmentos. “O objetivo do curso foi de elaborar uma estrutura de trabalho e situações que pudessem trazer um conteúdo prático aplicável no dia-a-dia das instituições. Montar um plano consolidado de soluções práticas”, afirma Alexandre Guimarães, instrutor do curso.