ABAR participa de 74a. reunião do board do Conselho Mundial da Água

28
Vinícius Benevides (Adasa), VP Centro-Oeste da ABAR, representa a entidade em reunião virtual do WWC

Na última terça-feira (29/6), a ABAR (Associação Brasileira de Agências de Regulação) participou da 74ª Reunião de Governadores do Conselho Mundial de Água (World Water Council – WWC), representada pelo VP Centro-Oeste, Vinícius Benevides, diretor da Adasa (Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF). A reunião foi realizada virtualmente, com a participação de cerca de 50 pessoas, entre membros do board de governadores e assessores do WWC.

Durante o encontro, foram oficializadas as substituições de praxe no board, refletindo mudanças ocorridas nos países que o compõem, e foi analisada a entrada de novos membros para o Conselho. “Analisamos também o Relatório Anual de 2020, um documento bastante denso, no qual se destaca a maneira o Conselho conseguiu, mesmo em ano de pandemia, manter suas atividades em dia”, informa Vinícius Benevides.

SEGURANÇA HÍDRICA

O WWC reúne países e entidades de todos os continentes e tem como principal objetivo a construção de uma agenda global em busca de soluções para os grandes desafios relacionados à segurança hídrica. Atua junto a autoridades governamentais, parlamentares e organismos das Nações Unidas na formulação de políticas de apoio à gestão eficiente da água.

O Conselho é uma das instituições organizadoras do Fórum Mundial da Água, maior evento mundial sobre o tema, que ocorre a cada três anos. A próxima edição do Fórum, inicialmente prevista para 2021, foi adiada para março de 2022, em Dakar, no Senegal, em função da pandemia de Covid-19. Será a primeira edição realizada na África subsaariana e terá como tema terá como tema “Segurança Hídrica para a Paz e o Desenvolvimento”.

A CAMINHO DE DAKAR

As atividades do WWC e dos países membros na preparação do próximo Fórum foram um dos principais temas da reunião. “A análise das atividades do segundo trimestre mostra que o Conselho tem estado bastante ativo, especialmente quanto a este assunto”, observa Vinícius.

A discussão relativa ao Fórum concentrou-se em três eixos: temático, político e logístico, explica o representante da ABAR. “Membros designados do Conselho de Governadores analisaram estes três aspectos”, conta. Também foram compartilhados diversos eventos que ocorrerão em todo o mundo, de julho deste ano a março de 2022, abordando a temática do Fórum. “Serão eventos em praticamente em todos os continentes, que servirão de base para o nosso caminho até Dakar.”

Além disso, explica Vinícius Benevides, o board do WWC promoveu uma discussão aprofundada sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos sete grupos temáticos do Conselho, que abordam diferentes aspectos relacionados à questão hídrica em nível global. “É interessante observar, inclusive, que os representantes brasileiros no WWC atuam em três destes grupos, sendo que a Adasa participa de dois”, conclui o diretor da agência.

Saiba mais sobre o Conselho Mundial da Água – WWC