ABAR oferece diversas opções de capacitação em nova plataforma

42

Portfólio de cursos para o segundo semestre de 2021 tem 12 opções online disponíveis na Plataforma ABAR/EAD, além do curso Metodologia Acertar para Prestadores, cujo prazo de inscrições se encerra dia 30/6

A ABAR (Associação Brasileira de Agências de Regulação) está ofertando, para o segundo semestre de 2021, 12 cursos na modalidade online com o objetivo de contribuir para o aprimoramento e a consolidação da atividade regulatória no País. As inscrições já podem ser feitas na nova Plataforma ABAR de Ensino a Distância (ABAR/EAD). Para os funcionários de agências associadas à ABAR, os cursos serão gratuitos. Para os associados à ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), haverá 30% de desconto em todos eles. Todos os cursos fornecem certificado após a conclusão.

A Plataforma ABAR/EAD abriga todos os cursos, treinamentos e capacitações oferecidos pela entidade, tanto aos seus associados como ao público em geral. As inscrições para os cursos, os pagamentos e a emissão de certificados agora são realizados diretamente na nova plataforma. As reuniões ordinárias das Câmaras Técnicas  também passaram a realizadas na plataforma. Os webinars e cursos na modalidade in company continuarão sendo realizados no site da entidade.

Além dos cursos listados abaixo, a ABAR está oferecendo, pela primeira vez, capacitação sobre a Metodologia Acertar para Prestadores, com inscrições somente até a quarta-feira (30/6), diretamente na Plataforma ABAR/EAD. O curso é composto por videoaulas que podem ser acessadas pelos participantes quando e como quiserem, durante o período de um ano, e terá também interações ao vivo, como debates e webinars.

Fique atento, pois novas opções podem entrar no cardápio ao longo do próximo semestre!

CONHEÇA AS OPÇÕES DISPONÍVEIS

Regulação Tarifária

Com carga horária de 16 horas, o curso será realizado entre os dias 3 e 6 de agosto, das 8h às 12h. O público alvo são profissionais de agências reguladoras e prestadores de serviços públicos de saneamento, especialmente nas áreas de regulação econômica e tarifas. O objetivo é proporcionar aos participantes atualização teórica e aplicação do conhecimento referente aos processos de reposicionamento tarifário, incluindo revisões e reajustes tarifários. As inscrições serão realizadas até o dia 30 de setembro. Saiba mais aqui.

Processo Administrativo para Reguladores sem Formação Jurídica

Com carga horária de 12 horas e meia, o curso será realizado entre os dias 16 e 20 de agosto, das 9h às 11h30. O público alvo são profissionais de agências reguladoras sem formação jurídica. O objetivo é capacitar os participantes em processo administrativo, proporcionando conhecimentos sobre princípios e fases processuais, impedimento e suspeição, instrução e provas, recursos e revisão, anulação e revogação, entre outros. As inscrições seguem até o dia 12 de agosto ou até acabarem as vagas disponíveis (60). Saiba mais aqui.

Controle Interno na Administração Pública

Com carga horária de 6 horas, o curso será realizado entre os dias 25 e 27 de agosto, das 9h às 11h. O público alvo são profissionais de agências reguladoras, especialmente gestores de contratos e técnicos em regulação, de empresas privadas que contratam com o setor público, secretários municipais, assessores parlamentares, entre outros. O objetivo é demonstrar aos participantes os mecanismos de controle e combate à corrupção na contratação pública a partir do estudo dos instrumentos de fiscalização e de accountability nos procedimentos licitatórios. As inscrições vão até o dia 23 de agosto. Saiba mais aqui.

Hidráulica e Controle de Perdas para Prestadores e Reguladores

Com carga horária de 8 horas, o curso será realizado entre os dias 1 e 2 de setembro, das 8h às 12h. O público alvo são técnicos, analistas, coordenadores, gerentes e diretores das prestadoras de serviços e das agências reguladoras de saneamento. O objetivo é apresentar aos participantes, com formações acadêmicas das mais diversas, as noções gerais de hidráulica e operação de sistemas de abastecimento de água. As inscrições serão realizadas até o dia 30 de agosto. Saiba mais aqui.

Metodologia Acertar para Auditores

Com carga horária de 8 horas, o curso será realizado entre os dias 9 e 10 de setembro, das 8h às 12h. O público alvo são técnicos, analistas, coordenadores, gerentes, diretores, auditores e consultores de companhias, agências reguladoras e tribunais de contas atuantes em saneamento. O objetivo é apresentar aos participantes controles relativos às práticas de auditoria de informação em saneamento, com foco no grupo de indicadores básicos da ABAR. As inscrições seguem até o dia 7 de setembro. Saiba mais aqui.

Eficiência Energética e Modelagem Hidráulica para Prestadores e Reguladores

Com carga horária de 4 horas, o curso será realizado no dia 15 de setembro, das 8h às 12h. O público alvo são técnicos, analistas, coordenadores, gerentes e diretores das prestadoras de serviços e das agências reguladoras de saneamento. O objetivo é apresentar aos participantes noções gerais de eficiência energética e modelagem hidráulica em sistemas de água e esgoto, visando compreender e dar suporte às atividades de fiscalização e regulação destas ações pelos prestadores. As inscrições vão até o dia 13 de setembro. Saiba mais aqui.

Governança e Estruturação Jurídica na Regulação Infranacional do Saneamento Básico

Com carga horária de 9 horas, o curso será realizado entre os dias 29 de setembro e 1 de outubro, das 9h às 12h. O público alvo são reguladores infranacionais e gestores públicos de saneamento e advogados. As inscrições serão realizadas até o dia 27 de setembro. Saiba mais aqui.

Auditoria Interna Governamental

Com carga horária de 8 horas, o curso será realizado entre os dias 7 e 8 de outubro, das 8h às 12h. O público alvo são auditores internos e funcionários que executam atividades de controle interno e desejam se aprofundar em técnicas e metodologias básicas de auditoria. O objetivo é que os participantes compreendam a estrutura, normas e princípios da auditoria governamental, assim como noções básicas do processo de auditagem. As inscrições seguem até o dia 3 de outubro. Saiba mais aqui.

Contabilidade para Não Contadores

Com carga horária de 8 horas, o curso será realizado entre os dias 20 e 21 de outubro, das 9h às 12h, e 22 de outubro, das 9h às 11h. O público alvo são profissionais sem formação em contabilidade com interesse em interpretação de relatórios contábeis. O objetivo é apresentar aos participantes conceitos básicos de contabilidade para não contadores. As inscrições vão até o dia 18 de outubro. Saiba mais aqui.

Procedimentos de Fiscalização e Sanção nas Agências Reguladoras

Com carga horária de 10 horas, o curso será realizado entre os dias 26 e 29 de outubro, das 8h às 10h30. O público alvo são reguladores federais e supranacionais, especialistas em gestão pública, formuladores de políticas públicas e funcionários públicos em geral. O objetivo é oferecer instrumentos técnicos para que os participantes compreendam o procedimento de fiscalização das agências reguladoras. As inscrições serão realizadas até o dia 22 de outubro. Saiba mais aqui.

Introdução à Revisão Tarifária: Aspectos gerais para o setor de saneamento básico

Com carga horária de 12 horas, o curso será realizado entre os dias 3 e 5 de novembro, das 8h às 12h. O público alvo são profissionais das agências reguladoras e prestadores de serviços de saneamento, além de outros interessados na regulação do setor, que estejam iniciando nas atividades de revisão e reajustes tarifários. O objetivo é atualizar os participantes sobre itens introdutórios referentes à regulação e conceitos teóricos da regulação do saneamento. As inscrições seguem até o dia 1 de novembro. Saiba mais aqui.

Gestão de Processos

Com carga horária de 10 horas, o curso será realizado entre os dias 1 e 3 de dezembro, das 8h às 11h. O público alvo são gestores e técnicos que visam a revisão e o aprimoramento das práticas e fluxos de trabalho. O objetivo é permitir um conhecimento introdutório nos conceitos de Business Process Management (BPM), possibilitando que os participantes estejam aptos a conduzirem iniciativas de mapeamento e redesenho de processos em suas organizações. As inscrições vão até o dia 29 de novembro. Saiba mais aqui.