ABAR marca presença no 31º Congresso da ABES, esta semana, em Curitiba

58
Estação de Tratamento de Esgoto- ETE

Na tarde de hoje (19/10), a diretora Kátia Côco integra debate sobre Agenda Regulatória da ANA. O presidente Fernando Franco participa, amanhã, de Painel das Entidades para discutir a agenda do setor. Arsesp e Arce são algumas das associadas presentes ao evento.

A ABAR (Associação Brasileira de Agências de Regulação) e algumas de suas associadas participam do 31º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, que está sendo realizado esta semana pela ABES, em Curitiba (PR). O evento, que tem como tema “Cidades Inteligentes conectadas com o saneamento e o meio ambiente: desafio dos novos tempos”, ocorre em formato híbrido: presencial, em Curitiba; e online, em plataforma digital e exclusiva.

O Congresso da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) é realizado há seis décadas, tornando-se o mais importante evento de saneamento e meio ambiente do Brasil. Com intensa programação de painéis, diálogos setoriais, apresentações de trabalhos técnicos e eventos paralelos, tem como objetivo discutir, planejar e integrar ações de forma a vencer os desafios da universalização do saneamento.

Nesta edição, o Congresso discute o desafio de tornar as cidades e comunidades inteligentes, conectadas, resilientes e sustentáveis, tendo os pilares do saneamento básico como a base para atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Participam do evento órgãos públicos e privados, empresas e organizações sociais ligadas a ciência, pesquisa e inovação tecnológica, especialistas do setor, pesquisadores, profissionais e estudantes.

Junto ao Congresso, a Fitabes (Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental) apresentará as mais recentes inovações tecnológicas do setor de saneamento inseridas no contexto das cidades inteligentes.

ENTIDADES DISCUTEM AGENDA DO SETOR

Na tarde de hoje, a partir das 14h15, a diretora da ABAR e Coordenadora da Câmara Técnica de Saneamento Básico (CTSan) da entidade, Kátia Muniz Côco (Arsp), participará do Diálogo Setorial 7 – Agenda Regulatória 2021/2022 da ANA, sob a moderação da coordenadora da Câmara Temática de Regulação e Tarifa da ABES, Marisa Guimarães. O debate contará ainda com as presenças de Carlos Motta Nunes (ANA) e Neuri Cavalcante de Freitas (Aesbe).

Amanhã, último dia do Congresso, o presidente Fernando Franco, que é conselheiro da Arce (Agência Reguladora do Estado do Ceará), participará do Diálogo Setorial 12 – Painel das Entidades: Discussão da Agenda do Setor, a partir das 14h15. Franco dividirá virtualmente o palco de debates com Neuri Cavalcante de Freitas (Aesbe); Aparecido Hojaij (Assemae); Percy Soares Neto (Abcon); Synara Aparecida Olendzki Broch (Abrhidro); e Estela Testa (Sindesam e Abimaq). O painel será moderado pelo presidente nacional da ABES, Alceu Guérios Bittencourt.

PARTICIPAÇÃO DE ASSOCIADAS

A Arsesp (Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado de SP) participa do 31o. Congresso da ABES com três palestrantes: Joaquim Matias, diretor de Relações Institucionais; Gustavo Zarif Frayha, diretor de Regulação Técnica e Fiscalização dos Serviços de Saneamento Básico; e Luiz Antônio de Oliveira Jr., superintendente de Fiscalização Econômico-Financeira e Contábil. A agência também está presente com estande na Fitabes (Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental).

Gustavo Zarif Frayha participou, ontem, de Diálogo Setorial sobre Comprovação da capacidade econômico-financeira dos prestadores de serviços – Decreto n.º 10.710/2021. Amanhã, às 14h15, Joaquim Matias integrará mesa de diálogo sobre Desafios da governança das agências reguladoras, da qual também participará Alceu Galvão, da Arce (Agência Reguladora do Estado do Ceará). No mesmo horário, o secretário executivo da CTSan, Luiz Antônio de Oliveira Junior (Arsesp), será o moderador de Painel Estruturas tarifárias do setor de saneamento, do qual também participará a coordenadora da Câmara, Kátia Côco.

Saiba mais sobre o evento e confira a programação

Inscreva-se para as Sessões Especiais no Canal da ABES no YouTube