ABAR lança plataforma do Projeto Evoluir em webinar dia 19 de maio

124

Na próxima quarta-feira, 19/5, às 15h, a ABAR (Associação Brasileira de Agências de Regulação) realizará o webinar de lançamento da plataforma do Projeto Evoluir. O projeto foi desenvolvido por uma equipe da Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de SP), em parceria com a ABAR, e tem como objetivo permitir que as agências reguladoras associadas à entidade realizem a autoavaliação de processos e decidam quais deles devem ser aperfeiçoados. Inicialmente, a ferramenta será usada nos processos de fiscalização na área de saneamento. Futuramente, porém, o modelo poderá ser aplicado em outros processos.

O Evoluir é uma ferramenta que analisa como a organização está estruturada e
quais processos podem ser otimizados, através de planos de ação direcionados para a mudança. Trata-se de um modelo de maturidade de gestão, baseado no modelo criado por Michael Hammer, divulgado na Harvard Business Review, chamado Process and Enterprise Maturity Model (PEMM).

A apresentação da plataforma será realizada pelos autores do projeto, pertencentes ao quadro da Arsesp: Rodolfo Gustavo Ferreras, superintendente de Fiscalização e Saneamento Básico; Marlene Rodrigues Amorim, assessora da Diretoria de Regulação Técnica e Fiscalização dos Serviços de Saneamento; Flavia Oliveira Della Santina, gerente de Fiscalização de Saneamento; Alessandro Oliveira, gerente de métodos, controles e dados da Superintendência de Fiscalização de Saneamento; e Renato Monteiro, especialista em Regulação e Fiscalização em Saneamento. Em nome da equipe da ABAR, falará o secretário executivo Sílvio Diniz.

Inicialmente será realizada a apresentação conceitual do modelo, como foi construído, quais as agências que participaram do processo de calibração da ferramenta, qual o seu objetivo e como funciona. Em seguida, haverá uma exercício prático para demonstrar o uso da página aos participantes, que serão convidados a usar a ferramenta durante o evento.

Marlene Amorim ressalta que o Programa Evoluir é uma ferramenta de avaliação individual das agências, e não tem como objetivo a elaboração de um ranking de reguladores. O principal produto do projeto é a Plataforma de Autoavaliação, com acesso restrito aos usuários determinados pela Agência. A avaliação deverá ser realizada pelo próprio usuário, com emissão de relatórios que auxiliam na visualização geral do resultado. Quando a agência desejar, poderá solicitar a realização de auditorias a uma equipe especializada da ABAR para requisitar a certificação. O certificado de maturidade da agência será emitido pela própria ABAR.

Uma das principais vantagens de obter o certificado de maturidade é dar publicidade e transparência aos esforços realizados pela agência em busca de excelência operacional. Durante o processo, otimizam-se os esforços e recursos, de forma compatível com a realidade de cada agência, e obtém-se a melhoria na articulação entre as partes interessadas – poder concedente, concessionária, usuários, canais de atendimento e atenção à reclamações dos usuários e órgãos de controle.

Saiba mais sobre os palestrantes e inscreva-se aqui