ABAR/EAD lança novo curso de capacitação em transporte público

4

Treinamento é voltado à elaboração dos cálculos dos custos operacionais dos serviços de ônibus. Será oferecido, por intermédio da ANTP, para reguladores, entidades, gestores e técnicos que atuam na área. As inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas.

A ABAR (Associação Brasileira de Agências de Regulação) está lançando um novo curso em sua Plataforma de Ensino a Distância (ABAR/EAD): Capacitação de Cálculo de Custo do Transporte Público por Ônibus – Planilha Tarifária da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos). As inscrições já estão abertas e serão encerradas no dia 18 de novembro, ou quando as vagas forem esgotadas (há 25 vagas disponíveis). As aulas serão ministradas online entre os dias 23 e 26 de novembro, das 9h às 12h.

O curso, oferecido por intermédio da ANTP, é direcionado à capacitação na elaboração dos cálculos dos custos operacionais dos serviços de transporte público por ônibus. Tem como público alvo servidores de agências reguladoras, associada sou não à ABAR, bem como entidades do segmento de transporte, gestores e técnicos de transporte público.

As aulas serão ministradas por três instrutores especialistas no tema:

  • O engenheiro civil Luiz Carlos Mantovani Néspoli, superintendente da ANTP, coordenou a elaboração da Planilha Tarifária da entidade. antes, atuou em diversas empresas do setor público, em cargos de gerenciamento, nas áreas de planejamento, projeto e operação de transporte, trânsito e mobilidade urbana. Como consultor, atuou no plano de privatização da ferrovia metropolitana e do Metrô, no Rio de Janeiro.
  • Renato Gianolla, também engenheiro civil, é membro do Conselho de Administração da ANTP. Tem larga experiência, nacional e internacional, em gerenciamento de trânsito e transporte público urbano, em operadoras de transporte, negociações sindicais com trabalhadores, consultor e professor.
  • Celso Bersi, economista e técnico em Contabilidade, atuou durante 32 anos na área de transportes da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Social de Sorocaba (SP). Participou de processos licitatórios de serviços de transporte coletivo nos municípios paulistas de Itatiba e Limeira e também em Teresina (PI). Foi economista do Plano Diretor de Transporte Urbano de São Bernardo do Campo (SP) e realizou Diagnóstico da Planilha Tarifária do Transporte Coletivo das cidades paulistas de Amparo, Votorantim, Itapetininga e São Roque.

As aulas serão realizadas através da plataforma Zoom. A conclusão do curso dá direito a certificado com emissão online, ao se atingir 100% de progresso e aproveitamento do curso, acessando as aulas ao vivo e os materiais publicados. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail inscricoes@abar.org.br.

SOBRE A ANTP

A ANTP é uma entidade civil, sem fins lucrativos, voltada ao setor de transporte público e do trânsito do Brasil. Foi criada com o objetivo de desenvolver e difundir conhecimentos e tem como associados órgãos públicos dos três níveis de governo, entidades representativas do setor de transportes (ônibus e metroferroviário), empresas operadoras de transporte coletivo de passageiros (públicas e privadas), fabricantes, empresas de tecnologia, sindicatos patronais, empresas de consultorias e também pessoas físicas.

SERVIÇO

Saiba mais e inscreva-se aqui