ABAR é um dos representantes do Brasil no 9º Fórum Mundial da Água

101
Foto oficial de encerramento da reunião do board de Governadores do Conselho Mundial da Água (WWC), realizada em 19 e 20 de março, em Dacar

Vinícius Benevides, VP Centro-Oeste e Diretor de Relacionamento Institucional da entidade, participa do evento que acontece em Dacar, no Senegal, de 21 a 26 de março

De 21 a 26 de março de 2022, tomadores de decisões políticas e econômicas, representantes de instituições multilaterais, academia, sociedade civil e do setor privado de todo o mundo se reúnem em Dacar, no Senegal, para o 9º Fórum Mundial da Água. É a primeira vez que o maior evento internacional relacionado à água é realizado na África Subsaariana.

A ABAR (Associação Brasileira de Agências de Regulação) participa do encontro, como uma das três instituições brasileiras entre as 35 que integram o board de governadores do Conselho Mundial da Água (WWC). As outras são a Adasa (Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal) e a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). A ABAR é representada pelo VP Centro-Oeste e Diretor de Relacionamento Institucional, Vinícius Benevides (Adasa).

Capa do Programa do 9º Fórum Mundial da Água

Adiado em um ano em função da pandemia de covid 19, o fórum tem como tema desta edição “Segurança Hídrica para a Paz e o Desenvolvimento”. O principal objetivo do evento é impulsionar ações capazes de promover e acelerar o acesso universal a água potável e serviços de saneamento de forma integrada. A nona edição do Fórum tem quatro grandes eixos: segurança hídrica e saneamento; água para o desenvolvimento rural; cooperação; e meios e ferramentas.

PRÓXIMA EDIÇÃO SERÁ EM BALI, INDONÉSIA

O evento foi precedido de uma reunião do board de governadores, realizada nos dias 19 e 20 de março, na qual foi decidido que a décima edição do Fórum Mundial da Água, em 2024, será realizada em Bali, Indonésia, que venceu a Itália na disputa pela sede com 31 dos 35 votos.

O diretor Vinícius Benevides representa a ABAR no WWC

Além de decisões de rotina do board, foram abordadas questões relativas aos temas e à logística do Fórum; problemas analisados por grupos de trabalho, como segurança hídrica, mudanças globais, financiamento, covid 19 e recursos hídricos. “Analisamos também uma declaração sobre segurança ecológica e maneiras de atrair jovens para a temática da água com a participação deles e atividades durante o fórum”, comentou Vinícius Benevides.

A reunião contou ainda com palestras de convidados especiais, como Benedito Braga, presidente da Sabesp, ex-presidente e Presidente Honorário do WWC, que falou sobre o efeito das mudanças climáticas nas empresas. Ele tomou como base a crise hídrica enfrentada pela Sabesp em 2014. “Houve uma discussão muito profunda sobre como se conseguiu fazer a gestão desta crise de água numa cidade tão grande como São Paulo”, contou Benevides.

Saiba mais sobre o 9º Fórum Mundial da Água