ABAR e LIS-Water identificam oportunidades de aprofundar cooperação

259

A ABAR (Associação Brasileira de Agências de Regulação) e o LIS-Water (Centro Internacional de Lisboa para a Água) estão empenhadas em identificar projetos de interesse comum para aprofundar a cooperação entre as duas instituições. Esta foi a tônica da reunião virtual realizada ontem (21) entre o presidente da ABAR, Vinícius Benevides, e o presidente do Conselho de Administração do LIS-Water, Jaime Melo Baptista. O próximo encontro ocorrerá em Lisboa, no início de julho, quando Benevides estará na capital portuguesa para a reunião do Conselho Mundial de Água (World Water Council – WWC).

O LIS-Water é um centro internacional dedicado a aprimorar a governança da água, com foco em políticas públicas, regulação e gestão dos serviços. Atua no desenvolvimento de conhecimento e inovação, e na sua transferência para tomadores de decisão e a sociedade em geral. É constituída pelos principais atores do setor da água em Portugal.

Desde 2018, a ABAR mantém acordo de cooperação com o LIS-Water e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) de Portugal, visando promover o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados à água, além de ações que contribuam para os acordos internacionais sobre Clima (Acordo de Paris) e Desastres Naturais (Sendai).

O acordo define as principais áreas de cooperação, entre elas a formação e capacitação de profissionais do setor de saneamento básico e a investigação e inovação em políticas públicas, regulação de serviços de saneamento e recursos hídricos associados, áreas em que ambas as instituições mantém forte atuação.

“A maioria das associadas da ABAR atua em saneamento básico. Este é um setor fundamental para a entidade, que tem uma importante Câmara Técnica de Saneamento”, afirma Benevides. “Além disso, a ABAR vem investindo fortemente em capacitação de reguladores, que é um dos temas mais importantes do nosso plano de ações para o biênio 2022-2024.”

Os presidentes da ABAR e do LIS-Water deverão se reunir presencialmente, em Lisboa, no próximo dia 6 de julho. De acordo com Baptista, a ideia do próximo encontro é “identificar projetos que possam ser realizados em parceria, de forma a concretizar o acordo de cooperação”.

Saiba mais sobre o Acordo de Cooperação entre ABAR e LIS-Water