Técnicos da Arsal fazem treinamento em proteção catódica de dutos

1

Nos últimos dias 11 e 12 de maio, técnicos do gás natural da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Alagoas (Arsal) participaram de treinamento sobre inspeção de revestimento e proteção catódica de dutos — técnica utilizada para controle da corrosão em tubulações metálicas.

Na capacitação ministrada empresa SONDEQ, colaboradores da Arsal e da Gás de Alagoas S.A. (Algás) desenvolveram habilidades teóricas e práticas para utilização de equipamento que permite localizar dutos enterrados e verificar a integridade do revestimento de proteção dos gasodutos.

O equipamento que foi adquirido pela Algás, auxiliará no monitoramento do sistema de proteção catódica implantado pela distribuidora e possibilitará a realização imediata de ações corretivas, garantindo maior segurança da rede de distribuição de gás natural.

Segundo Clara Alves, Gerente de Gás Natural da Agência Reguladora, a capacitação em conjunto permitirá que sejam criados critérios comuns que sirvam de referência para a análise e monitoramento do sistema de proteção catódica implantado pela distribuidora de gás.

De acordo com a diretora-presidente interina da Arsal, Camilla Ferraz, as capacitações são o caminho da eficiência dos trabalhos desenvolvidos nas áreas de atuação da Agência, que são Gás Natural, Saneamento Básico, Energia Elétrica e Transporte Intermunicipal.

“O conhecimento adquirido possibilitará imediatas manutenções corretivas, garantindo maior segurança para as 9.981 unidades consumidoras nos municípios de Arapiraca, Atalaia, Igreja Nova, Maceió, Marechal Deodoro, Penedo, Pilar, Santa Luzia do Norte, São Sebastião e Rio Largo”, pontuou a gerente.