ABAR participa de reunião de Governadores do Conselho Mundial da Água

6
Vinícius Benevides (Adasa), VP Centro-Oeste, representa a ABAR em reunião virtual do Conselho Mundial da Água (WWC)

A ABAR (Associação Brasileira de Agências de Regulação) participou, na última quinta-feira (1/4), da 73ª Reunião de Governadores do Conselho Mundial de Água (World Water Council – WWC). A ABAR foi representada no encontro pelo VP Centro-Oeste, Vinícius Benevides, que é diretor da Adasa (Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF) e membro substituto do board de governadores do WWC em caso de ausência do representante titular da ABAR, o presidente Fernando Franco.

A reunião foi realizada virtualmente, com transmissão a todos os associados a partir de Marselha (França), sede do WWC. Participaram cerca de 60 pessoas, entre membros do board e convidados.

O WWC é uma plataforma internacional que atua globalmente em temas relacionados a segurança hídrica, adaptação e sustentabilidade, e é coorganizador do Fórum Mundial da Água, maior evento mundial sobre o tema, que ocorre a cada três anos.

“Atualmente o Conselho reúne representantes de mais de 400 organizações, entre governos, empresas privadas, instituições acadêmicas, organismos internacionais e organizações não-governamentais relacionadas às questões da água, com uma grande amplitude de representações setoriais. Cerca de 60 países estão presentes no Conselho”, conta Vinícius.

Ele explica que o principal objetivo do Conselho é a construção de uma agenda mundial em busca de soluções para os grandes desafios globais nos temas relacionados à água. “Temos o maior evento do mundo, o Fórum, e como membros do Conselho temos a responsabilidade de debater de forma ampla, neste evento, a agenda global da água.”

O Conselho trabalha na formulação de políticas em nível mundial para apoiar autoridades no desenvolvimento e gestão eficiente de recursos hídricos, e atua junto a autoridades governamentais, parlamentares e organismos das Nações Unidas visando promover a conscientização de tomadores de decisões sobre questões relacionadas à água, posicionando o tema no topo da agenda política global.

FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA SERÁ EM ABRIL DE 2022

“Na reunião dos Governadores”, relata Vinícius, “tratamos de diversos assuntos, especialmente questões referentes à organização do 9o. Fórum Mundial da Água, que estava previsto inicialmente para ocorrer em 2021, mas em função da pandemia foi transferido para abril de 2022, em Dakar, no Senegal. O próximo Fórum terá como tema “Segurança Hídrica para a Paz e o Desenvolvimento” e acontecerá pela primeira vez na África subsaariana”.

Durante a reunião, também foram oficializadas as substituições de praxe no board de Governadores, refletindo as mudanças nas instituições ali representadas. O diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, assumiu a titularidade da representação da agência, tendo como substituto o diretor da Adasa Jorge Werneck.

As reuniões de Governadores também são espaço para a atualização dos participantes sobre questões técnicas relativas aos problemas globais da água. “É importante termos uma certa compatibilidade entre os membros do Conselho para tentar solucionar alguns dos grandes problemas globais, comuns a todos os continentes”, explica Vinícius.

Além disso, os Governadores também são atualizados sobre diversos outros eventos que ocorrem entre uma reunião e outra do board, como seminários internacionais e eventos nacionais promovidos por países membros. “Há uma circulação grande de membros do Conselho em eventos de outros países. Por isso, na reuniões do board há muita troca de experiência e informação. Ficamos atualizados sobre o que está acontecendo no mundo”, conclui o representante da ABAR.

Saiba mais sobre o Conselho Mundial da Água – WWC