ABES lança Guia do Educador para reciclar professores sobre temas ambientais

3

O programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS) da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) elaborou o “Guia do Educador”, baseado nas oficinas sobre educação ambiental que foram realizadas durante a Brazil Water Week, a Semana da Água no Brasil, de 26 a 30 de outubro. O conteúdo do guia foi elaborado por pedagogos, biólogos, químicos, engenheiros ambientais e sanitaristas, com foco no ODS 6 – Água e Esgoto para todos até 2030. A publicação é gratuita e está disponível aqui.

A iniciativa visa a oferecer uma reciclagem para professores das séries iniciais (alunos de 6 a 10 anos) sobre conteúdos ligados à água, efluentes e resíduos sólidos. Apresenta atividades para complementação da prática pedagógica com foco na EA; facilita a abordagem transversal da EA em sala de aula; contextualiza práticas de EA com as competências gerais da BNCC; fornecer estratégia ao educador para que ele possa elaborar seu próprio plano de trabalho com abordagens de EA de forma independente; contribui para a introdução do tema saneamento em sala de aula, bem como promover o entendimento da sua importância para a saúde, o bem estar e para a preservação dos ambientes naturais.

As oficinas foram realizadas online e estão disponíveis no canal da ABES no YouTube:

ÁGUA

ESGOTO

RESÍDUOS

O Jovens Profissionais do Saneamento – JPS é um programa de desenvolvimento contínuo com objetivo de despertar habilidades e lideranças entre os jovens que atuam na área do saneamento ambiental, para satisfazer as necessidades presentes e futuras do setor. O programa trabalha para fortalecer a rede de relacionamento entre jovens profissionais brasileiros e viabilizar a inserção em programas internacionais de jovens profissionais. Aberto aos jovens estudantes e profissionais até 35 anos. Para outras informações: e-mail jps@abes-dn.org.br.

Saiba mais sobre o Programa JPS.