Agrese: Conselho Superior aprova notas técnicas para a reabertura da Fafen

2

Na manhã desta quarta-feira (19) foi realizada uma reunião virtual com o Conselho Superior e a Diretoria Executiva da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese). Em pauta, estavam notas técnicas importantes para apreciação e autorização da retomada no início de 2021, das operações da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen/SE), localizada no município de Laranjeiras.

A Nota Técnica da Agrese tem como objetivo analisar a proposta da tarifa de movimentação do gás natural sugerida pela Sergipe Gás (Sergas), para a reabertura da Fafen arrendada pela Proquigel Química. Depois da apreciação da nota e sua aprovação pelos Diretores e o Conselho Superior da Agrese, o Governo do Estado de Sergipe, através da Sergipe Gás (Sergas) estão autorizados a firmarem o contrato com a empresa responsável pelo arrendamento, no quesito de fornecimento do gás natural em condições competitivas, para a reabertura da Fafen.

Já a Nota Técnica da Câmara de Saneamento da Agrese foi avaliada e autorizada a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) para assinar o contrato com a empresa Proquigel Química para o fornecimento de água bruta viabilizando o retorno às atividades da Fábrica.

“Após às apreciações e a aprovação das notas técnicas pelo Conselho Superior da Agrese, o governador Belivaldo Chagas poderá dar efetividade aos contratos para o retorno das atividades da Fábrica de Fertilizantes, que trará para o Estado de Sergipe a perspectiva de aporte de investimentos e atração de empresas. Essa notícia chega num momento importante em função da geração de empregos diretos e indiretos num cenário, onde observamos um elevado índice de desemprego e desaceleração da atividade econômica em todo o País”, enfatizou o diretor Presidente da Agrese, Luiz Hamilton Santana de Oliveira.

Também estiveram presentes a reunião o Procurador da Agrese, Christiano Lebre, a Diretora Técnica, Regina França do Rosário, o Diretor Administrativo e Financeiro da Agrese, Carlos Augusto Franco Guimarães, a Secretária Executiva, Roberta Antunes, o Presidente do Conselho Superior, Joelson Hora e os Conselheiros Ademário Alves de Jesus, Manoel Pinto Dantas Neto e Arnaldo Bispo Lima. A diretoria da Agrese que participou da reunião presencial adotou todos os cuidados em obediência às normas de prevenção ao novo coronavírus, o ambiente foi previamente higienizado e a distanciamento social respeitado, entre os participantes.

Ascom/Agrese