ARSAM lança ‘Operação Natal’ no 21º Festival de Cirandas de Manacapuru

666

Começa neste fim de semana mais uma edição do Festival de Cirandas, em Manacapuru, na Região Metropolitana de Manaus (RMM). O evento é considerado o segundo maior festival do Amazonas e a maior manifestação cultural do município, atraindo milhares de visitantes. Por essa razão, a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Estado do Amazonas (Arsam) intensificará a fiscalização dos veículos que deixarão a capital rumo a Manacapuru, dando início à “Operação Natal”, que irá priorizar a segurança dos trajetos dos usuários do serviço de transporte intermunicipal rodoviário coletivo de passageiros.

Com o apoio das equipes da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Batalhão de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Amazonas (BPTran) e Instituto Municipal de Engenharia, Fiscalização, Segurança e Educação no Trânsito e Transporte de Manacapuru (Imtrans) de Manacapuru, serão conferidos: a lotação dos veículos (pois é proibido o transporte de passageiros em pé), o uso de cinto de segurança, as condições dos pneus, a documentação obrigatória, a pontualidade de horários de embarque e desembarque e a concessão pelas empresas transportadoras, dos benefícios da gratuidade aos idosos, pessoas com deficiência, com reconhecida incapacidade de locomoção, policiais a serviço, menores acompanhados de responsáveis e pessoas aposentadas por invalidez. Para garantir esse direito, deve ser realizada a reserva com três horas de antecedência e a apresentação dos documentos que comprovem as condições citadas.

Outro objetivo da operação é coibir com maior rigor, o transporte irregular ou clandestino de passageiros e garantir a segurança dos usuários. As ações contarão com a presença do diretor-presidente da Arsam, Walter Cruz, que hoje (1º/12) esteve reunido com as autoridades locais para também organizar o serviço de fretamento realizado por táxis, vans e micro-ônibus.

A “Operação Natal” iniciou na manhã desta sexta-feira (1º/12), com encerramento na noite de domingo (03/12). A fiscalização será intensificada na Ponte Rio Negro e na rodoviária Huascar Angelim (em Manaus). Operações volantes também serão realizadas no próprio município.

Imagem: ARSAM