XII Seminário Nacional de Resíduos Sólidos

829

Integrantes da coordenadoria de saneamento da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – Arce, participarão amanhã (22), quarta e quinta-feira, do XII Seminário Nacional de Resíduos Sólidos. O evento, uma iniciativa da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Abes Seção Ceará, em parceria com a Câmara Temática de Resíduos Sólidos – CTRS, dessa mesma instituição, acontecerá no auditório da biblioteca da Universidade de Fortaleza – Unifor. “Gestão Regionalizada e os Desafios da Logística Reserva” é o tema do seminário que procurará discutir, com especialistas e profissionais, assuntos de interesse nacional no segmento de resíduos sólidos, com foco não apenas na identificação de problemas, mas também em suas respectivas soluções. Da Arce, se farão presentes os analistas de regulação Geraldo Basílio, Alexandre Caetano, Marcio Gomes e Marcelo Capistrano.

A agenda de atividades do encontro está bastante diversificada, envolvendo palestras e apresentações de trabalhos. O dia 22 contará com a apresentação de 10 trabalhos relacionados à temática principal do evento e com as palestras “Rotas Tecnológicas Sustentáveis para Valorização dos Resíduos”, “Sustentabilidade e Economia Circular na Gestão de Resíduos” e “Logística Reserva e os Desafios da Reciclagem Multisetorial no Mundo”. As citadas palestras serão ministradas, respectivamente, por José Fernando Thomé Jucá (Universidade Federal de Pernambuco), Francisco Humberto de Carvalho Júnior (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará), José Henrique Penido Monteiro (Comlurg-RJ) e Mário Augusto Tavares Russo (ESTVIPGC – Portugal).

No segundo dia, os participantes poderão conferir a apresentação de mais dez trabalhos, juntamente com cinco palestras, cujos temas são “A importância da Logística Reserva nos Dias Atuais”, “Coleta Seletiva e Catadores”, “Experiências Exitosas na Reciclagem de Entulho de Construção Civil” e “Economia Circular, ACV e o Gerenciamento de RSU”. O tema da quinta palestra ainda será definido. Os palestrantes são, respectivamente, Marisete Dantas de Aquino (Universidade Federal do Ceará – UFC), Cláudia Coutinho Nóbrega (Universidade Federal da Paraíba), Antônio Euardo Bezraa Cabral (UFC), Carlos Alexandre (Crolim Engenharia), Geraldo Antônio Reichert (UCR – RS) e José Fernando Thomé Jucá (Universidade Federal de Pernambuco). O encerramento do evento acontecerá às 19h do dia 23.

Serviço:

A CTRS da ABES realiza a cada dois anos um Seminário Nacional que tem como objetivo, contribuir no debate com temas relevantes para o setor e aperfeiçoar a prestação dos serviços de manejo dos resíduos sólidos e a limpeza urbana no País. Considerando a edição da Lei 12.305/2010 e sua discussão em nível nacional por meio da IV Conferência Nacional de Meio Ambiente, há que se ter a oportunidade de contribuir na aprovação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, sua viabilidade e implementação.

 

Fonte: Arce