Vinicius Benevides fala sobre a evolução da ABAR

202

Durante a realização do 8º Fórum Mundial da Água, Vinicius Fuzeira de Sá e Benevides, que ocupou o cargo de Presidente da Associação Brasileira de Agências de Regulação – ABAR entre os anos de 2014 e 2015, e vice-presidente entre 2010 e 2013, compareceu ao stand da ABAR no evento e conversou conosco sobre sua visão da evolução da entidade nos últimos anos.


“A ABAR nasceu em 1999, fruto do grande esforço de diversas pessoas. Começou pequena, cresceu bastante e hoje tem um papel muito importante no cenário da regulação do nosso país. Nos últimos anos, a ABAR vem aumentando seu relacionamento com outras entidades e com o Governo Federal, firmando convênios com organismos até mesmo internacionais e sempre trabalhando na capacitação dos servidores das agências reguladoras.

Essa iniciativa pioneira no Brasil é importantíssima, vistas as dimensões continentais. É vital que a troca de experiências seja estimulada não só entre as agências do país, mas também utilizando as expertises internacionais. Ainda temos muito a aprender e a ABAR está trabalhando para isso.

Fico feliz em ver que a ABAR tem sido exemplo na sua forma de atuar. O Fernando (presidente em exercício) está fazendo um ótimo trabalho e espero que continue engajado na causa.”


Vinícius é engenheiro formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pós-graduado pela COPPE. MBA em ‘Planejamento Estratégico’ pela FGV com a tese ‘Gestão Estratégica Organizacional de uma Agência Reguladora’. Possui especializações em áreas tangentes à regulação na França, Estados Unidos e Alemanha.

Foi presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (ADASA) entre 2010 e 2015 e diretor entre 2004 e 2007, além de autor da minuta do PL que deu origem à agência. Atuou como coordenador geral do Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica (DNAEE) por sete anos, além de diversas passagens por conselhos, comissões, ministérios e outros departamentos relacionados às questões regulatórias no Brasil.

Atualmente membro do Conselho Consultivo da ABAR e em 2017 recebeu, no X Congresso Brasileiro de Regulação, o Prêmio ABAR, o mais relevante na área da regulação no país.

Vinícius Benevides e Eduardo Brandão, Presidente regional do Partido Verde e ex-Secretário de Meio Ambiente.